Juntam-se os partidos numa app de telemóvel. Cada um assumiu uma identidade desconhecida dos outros, qual nicknames dos tempos do mirc. Idd? Ddtc? O "partido A" fala com o "partido B" que diz que o "partido C" fala do "partido D" e propõe coisas ao "partido E" sem conhecimento do "Zé_povinho". Ninguém sabe quem é qual até que começam a enviar uns nudes de leis uns aos outros. Todos fazem like. No fim o "Zé_povinho" é enrabado sem saber como nem porquê mas alguém filma e posta nas "redes sociais". Os "indignados" indignam-se. Acaba 2017 e com ele os incêndios de Pedrógão, o roubo de armas do exército em Tancos, os incêndios de Outubro, o caso das Raríssimas, e a coincidência da lista de convidados para um aniversário do Costa ser confundida com organogramas de Estado. Ia jurar que me indignei mais vezes durante o ano, mas já me esqueci. De que espera o Sampaio para despedir o Santana Lopes. Oh! Wait...
sexta-feira, 29 de dezembro de 2017
quinta-feira, 21 de dezembro de 2017
oh Rui Vitória, não me fodas
Não fiquei muito chocado quando o Jesus saiu e lhe ocupaste o lugar. Afinal, tinhas-lhe ganho uma taça de Portugal, o Jesus estava já um pouco desgastado, tu tinhas um curriculo razoável até então e até tinhas sido treinador nas camadas jovens do Benfica. Apesar de gostar do Jesus, até percebi a aposta da direcção em ti.
Fiquei fodido no teu início, com o Jesus sempre a mandar-te bocas, a esmagar-te em campo e tu a fazeres de saco de pancada. Não respondias, comias e calavas e eu estava a ficar desesperado com aquela tua atitude de panhonha. Mas em bom tempo reagiste, não só ao Jesus mas também em campo e meteste para lá uns putos que até pegaram e foste ganhando. Até na Champions! onde o Jesus nos envergonhava...
Mas este ano parece que voltaste À casa de partida. Bem sei que venderam jogadores bons e não te deram outros de valia igual. Mas foda-se, para lá de ser saco de pancada outra vez! Deram-te o Varela, experimentaste o gajo, viste que não era grande merda, mudaste para o Svilar, viste que era demasiado puto logo no primeiro jogo e voltaste ao Varela por ser o pior dos males: para quê voltar a insistir no miúdo de 18 anos?? Não sei o que o Eliseu te fez ou se te obrigam a apostar no Grimaldo para o poderem vender mas...o gajo não dá para defesa do Benfica!! Se te obrigam a mete-lo em campo (e eu até compreendo que assim seja porque se há alguém que possa render dinheiro é ele) , faz do gajo um extremo ou joga com três centrais! Falando em centrais...Lisandro??? já não chega? Foda-se!
No meio campo, não sei o que não viste no Krovinovic para não o teres inscrito na Champions, e até admiro não te teres defendido, porque podias perfeitamente não o por a jogar e ninguém iria saber que meteste o pé na poça mas caralho, ontem acabas um jogo que tinhas de ganhar com um puto da formação e o Krovinovic no meio campo!! Mas perdeste o tino? É não ter noção do momento...então o Benfica está num período instável, tenta consolidar uma nova forma de jogar com 3 gajos no centro, e tu, a ganhar só por 1, vais destruir o que te custou tanto a construir para meter o Seferovic e tiras um médio?? o Seferovic anda triste por não jogar? Que se foda o Seferovic!
Eu sei que há coisas que tu nem tens culpa, como por exemplo a má forma do Pizzi (e acho que estás de parabéns por teres aguentado o gajo na equipa) ou o facto do Zivkovic não ter acertado dois passes seguidos ontem, ou o Seferovic ter esgotado os golos todos no primeiro mês, mas caralho, há jogadores e opções de outros que tu tens de deixar de sustentar! Proteje-te! Proteje o Benfica! O ego dos jogadores é secundário...eu sei que tu és um gajo porreiro e o jogo de ontem foi o que piores opções te vi a fazer em parte por causa disso mesmo: seres um gajo porreiro. Mas foste de facto muito incompetente. Vê lá se acordas e fazes o que tem de ser feito para o resto da época. Encosta o Svilar, deixa o Seferovic ir à vida dele, reabilita o Eliseu e arranja forma de encaixar na equipa o Grimaldo sem que ele tenha responsabilidades defensivas.
Se não, vai-te foder. A vida é mesmo assim.
terça-feira, 19 de dezembro de 2017
Porquê que o John Terry não passou de um troglodita
O homem teve a sorte de poder jogar ao lado de um Ricardo Carvalho e prefere um defesa central do nível do Carragher do Liverpool. Este tipo de preferência estende-se aos seleccionadores de Inglaterra e explica bem as desastrosas participações europeias e mundiais.
sexta-feira, 8 de dezembro de 2017
G15 - Sporting já reagiu ao assunto dos empréstimos
O Sporting, por intermédio do Nuno Saraiva parece que reagiu em forma de ameaça, que até me parece justa, mas não esconde o desconforto que o rumo tomado por alguns clubes do G15 provocou:
Nuno
Saraiva vincou ainda: «Estando nós curiosos sobre as propostas que
terão para a arbitragem, e achando nós que a emancipação dos clubes deve
acontecer desde que garantam a sua subsistência, emancipados daquilo
que são os três grandes, então o Sporting entende que os clubes que
venham a subscrever estas propostas devem caminhar sozinhos. Há a
ponderação de não emprestarmos mais jogadores aos clubes que venham a
subscrever estas propostas.» in abola.pt
Aplaudo a posição do G15 (no seguimento de notícias anteriores) e até a posição do Sporting. O ponto é o seguinte: se não há lugar no Sporting ou no Benfica ou no Porto para os jogadores, não os contratem! Se os formaram e viram que afinal têm jogadores mais capazes no plantel, deixem-nos ir à vida deles...há mais clubes em Portugal e que não têm de pagar por maus planeamentos e incompetência dos chamados grandes que se dão ao luxo de o fazer porque sugam tudo à sua volta pondo em causa a independência dos outros clubes.
ABola informa quem tem apresentado essas propostas e que tem faltado (espero que não por condicionalismos do "G3"):
SC Braga, Tondela, Boavista, Belenenses SAD, Marítimo, Feirense, Rio Ave, Paços de Ferreira, Chaves, Estoril e Aves são os clubes que têm estado reunidos (com V. Setúbal, V. Guimarães, Portimonense e Moreirense ausentes).
quarta-feira, 6 de dezembro de 2017
Trump - Israel e Palestina
Depois de anos de avanços e recuos, com o sucessivo adiamento desde 1995 de uma lei que previa a embaixada norte americana de Israel em Jerusalém, vem o Trump e deixa-se de falinhas mansas concretizando a decisão. O estilo de liderança e diplomacia (ou ausência dela) é imagem de marca do ruivo mas caramba...anos e anos a chover no molhado, no nem fode nem sai de cima não parecem ter trazido evolução nenhuma à resolução do problema. É usual dizer-se que uma não decisão é pior do que uma má decisão. A ver vamos. Para já tem o mérito de a ter tomado. Vamos pra frente que pra trás mija a burra.
quarta-feira, 22 de novembro de 2017
os clubes mais pobres - G15
"Além
da greve dos árbitros, outros temas estiveram em cima da mesa nesta
reunião do G15: a criação de uma entidade autónoma para gerir a
arbitragem; a vontade de centralizar os direitos televisivos na Liga
para que as receitas sejam distribuídas de forma mais equitativa; a
proibição de empréstimos entre clubes do mesmo escalão; entre outros
assuntos que serão debatidos em nova reunião marcada para dia 29." in Abola
Continua-se a insistir na questão dos empréstimos de jogadores que de facto condicionam muito as pequenas equipas. O problema, é que a limitação do número de empréstimos como acontece hoje ou a proibição como está a ser equacionado para o futuro é perfeitamente contornável: é fácil fingir uma cedencia por um custo inferior por troca de uma percentagem de passe ou qualquer coisa que o valha. A questão essencial aqui para diminuir o condicionamento dos clubes mais pobres, seria a limitação do número de jogadores inscritos por clube. Clubes com 40, 50, 60 jogadores nos seus quadros é perfeitamente normal nos três grandes mas é absolutamente ridículo que possa acontecer.
É claro que depois existe o caso das equipas B, que também precisam de jogadores e fazem com que os clubes tenham "necessidade" em ter mais inscritos - acabe-se com as equipas B. Se o jogador não consegue entrar na equipa principal do clube que rescinda, que vá fazer o seu percurso noutro clube em que tenha o seu espaço. Não tem de ficar ligado ao clube grande! Isto permitiria os clubes mais pobres terem acesso e poderem ter nos seus quadros jogadores melhores sem ter de ficar a dever ao clube grande.
sexta-feira, 3 de novembro de 2017
o campeonato português
Aqui há tempos o Manuel Machado queixava-se que em Portugal haviam os 3 grandes e o resto era carne para canhão. Há uns meses atrás diz que na conferência de imprensa de antevisão num jogo do Rio Ave para a Taça da Liga apareceu só um jornalista. Agora parece que aconteceu o mesmo ao Desportivo das Aves para um jogo do campeonato.
Ora bem, o campeonato nacional da primeira divisão tem 18 clubes. E é suposto haver público/consumidores para todos eles? Não!
Há uns anos o Alberto João Jardim tentou unir todos os clubes da Madeira - será que não tinha sido uma boa ideia? Será que uma Madeira unida não faria frente aos 3 grandes? A região do Porto tem neste momento 5 clubes na Liga NOS, para além do FCP tem Rio Ave, Aves, Paços e Boavista. A divisão de elite do futebol português ainda hoje está a competir a nível de bairro, em vez de competir a nível regional. Num campeonato com 10/12 equipas a 4 ou 3 voltas, cada jogo seria muito mais importante e impactante na classificação final. Será que um jogo entre os tipos de Viseu contra os tipos da Madeira não era mais atrativo do que um jogo entre o Nacional e o Tondela?
Enquanto não reformarem os quadros competitivos a nível nacional e isto estiver entregue ao maior ou menor poder de cada Associação episódios como aqueles vão ser repetidos. Assim como populismos de aumento de equipas na primeira divisão só para ganhar votos na eleição para a Liga.
Proporcionem-nos um jogo entre o Algarve e Braga. Entre Aveiro e Setúbal. Entre Castelo Branco e Vila Real. Deixem a Madeira ir à Champions. Portugal não é só Lisboa e Porto pá.
quarta-feira, 1 de novembro de 2017
por um novo Benfica
Em Inglaterra já todas as grandes equipas experimentaram jogar assim. Vá Rui, dá aos homens alguma coisa nova para aprenderem.
segunda-feira, 2 de outubro de 2017
A Vitória do Rui
Estão a ver aquele ditado do "é preciso que algo mude para que tudo fique na mesma"? Pode parecer um conceito estranho mas por vezes é preciso que algo mude para que as coisas mudem!! Rui Vitória está disparatadamente agarrado a um conservadorismo bacoco que o torna avesso à mudança, repetindo a mesma fórmula esperando resultados diferentes. A grande vitória do treinador do Benfica foi ter, na primeira época à frente do clube, tido a "coragem" (e "coragem" aqui fica entre aspas porque a palavra correcta seria competência) de fazer entrar na equipa, num posto nevrálgico do campo o miúdo Renato Sanches e encostar o Pizzi à direita fazendo a equipa jogar de uma forma dominadora, potente, agressiva e eficaz. Mudou e com isso ganhou! Esta época, está a tentar ganhar com a fórmula do ano passado mesmo tendo perdido 2 ou 3 dos melhores jogadores. Aqui que ninguém nos ouve: muda a estratégia porra! muda a táctica! muda algum jogador! A gente espera um golpe de génio, caramba! Uma carta na manga ao estilo do que fez na primeira época de Rui Vitória no Benfica. Se já teve de mudar antes e mudou e ganhou é capaz de mudar outra vez e voltar a ganhar! Mais vale tarde do que ainda mais tarde! Ainda vamos a tempo!
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
Brasil - Temer, Janot, Joesley
Michel Temer é o Presidente do Brasil, Rodrigo Janot (que se lê Jánou) é o Procurador Geral da República e Joesley Batista é o dono da maior produtora de proteína do mundo e o percurso para chegar a essa posição é o cerne da questão.
A série Billions descreve bem as atividades de um Procurador Geral, no caso dos Estados Unidos,e demonstra as artimanhas para conseguir ter prova contra os acusados, o peso das acusações, resumindo, se "vale a pena" fazer uma denúncia, avaliando a probabilidade da condenação e o alvoroço público que a acusação causa no público.
No Brasil existe a figura jurídica da delação premiada, em que um indivíduo que faz coisas à margem da lei pode ajudar a resolver um caso de corrupção acusando e fazendo gerar provas contra outros bandidos e com isso obter vantagens para si próprio.
Joesley Batista, apercebendo-se que estava perto de ser acusado por envolvimento em atividades criminosas chegou-se à frente e propôs um acordo à Procuradoria Geral da República: Joesley entregaria provas cabais do envolvimento do Presidente Temer em esquemas de corrupção e em troca não seria preso nem perderia toda a sua fortuna.
Rodrigo Janot aceitou a prova recolhida por Joesley em troca dos benefícios negociados. Acontece que essa prova, uma gravação áudio de uma conversa entre o próprio Joesley com o Presidente Temer não é conclusiva, não é objetiva, é sujeita a interpretações. Ou seja, Joesley ganhou liberdade em troca de "nada".
Acontece que este "nada" na praça pública é extremamente perturbador para o funcionamento normal do Governo, enfraquecendo a liderança de um Presidente e causando obstáculos na recuperação do país. Por isso, Rodrigo Janot, pesando todos os prós e contras nunca deveria ter aceite esse negócio com o Joesley Batista. Janot errot!! E isso teve consequências prejudiciais para o país - económica e socialmente.
ps: o jogo de interesses:
1 - Joesley Batista, semanas antes de abordar a Procuradoria Geral da República para negociar os termos da sua delação contratou para a sua equipa de advogados o procurador braço direito de Rodrigo Janot.
2 - Rodrigo Janot havia sido nomeado Procurador Geral pela ex - Presidente Dilma Rouseff do PT (é portanto conotado com a esquerda) e já havia feito acusações no âmbito da Lava Jato ao ex Presidente Lula da Silva e outros quadros do PT. O mandato de Janot acaba agora em Setembro.
3 - As eleições para a presidência são já em 2018 e se Temer fosse condenado seria apenas substituído pelo próximo na lista - Rodrigo Maia - que seria o segundo Presidente não eleito diretamente pelo povo em eleições.
4 - Joesley Batista é tão fidedigno que já foi ele próprio gravado a dizer que saberia mais do que aquilo que já contou à justiça, quebrando assim a lei de delação premiada e sendo detido, fragilizando o Procurador Geral Rodrigo Janot.
5 - Rodrigo Janot, apenas a dias de acabar o seu mandato volta a fazer acusação contra o Presidente Michel Temer - a segunda. Será o estrebuchar de um homem morto? (Parece, atenção: parece, que o Rodrigo Janot, numa tentativa de agradar a gregos e troianos - esquerda e direita - pisou na bola ao acusar o Temer sem provas contundentes e sem pesar os contras. Tinha tudo para seguir carreira na política e a sua estratégia parecia ser essa mas, na ânsia de comer muito, engasgou-se).
Subscrever:
Mensagens (Atom)