terça-feira, 10 de novembro de 2009

O carro que veio do outro lado do muro

Ontem celebraram-se um pouco por todo o mundo mas principalmente em Berlim os 20 anos da queda do muro. O muro dividia as partes Oriental e Ocidental de Berlim bem como o mundo comunista do capitalista e durante 28 anos as relações entre os dois lados estiveram cortadas. Foi no dia 13 de Agosto de 61 que guardas da Alemanha Oriental começaram a fechar com arame farpado e cimento a fronteira que dividia a cidade, fronteira essa resultante da divisão criada pelos Aliados e pelos Russos após a 2ª Guerra Mundial.
No dia 9 de Novembro de 1989 o muro finalmente veio a baixo...

Com a queda do muro e a abertura das fronteiras na Alemanha abriu-se também o caminho para os barulhentos e antiquados Trabant, um ícone da Alemanha de Leste, enchendo em poucos dias as ruas e estradas da Alemanha.
O Trabant foi produzido desde 1957 a 1991 na então Alemanha de Leste, onde era o carro mais comum, e exportado também para outros países do bloco comunista. Os argumentos de venda eram essencialmente práticos: nele cabiam quatro adultos e bagagem, numa carroçaria compacta, leve e durável. Com o tempo, o Trabant acabou por se tornar símbolo da tecnologia e da economia obsoletas da Alemanha de Leste. Ainda assim, num tempo em que o automóvel passou a ser quase o maior amigo homem, o Trabi deixou saudades. Com a produção interrompida logo a partir de 1991, tornou-se um carro de culto e de colecção – um objecto de afecto que recorda para sempre um dos grandes momentos da história recente da Alemanha.
Agora passados quase 20 anos do fim de produção do velhinho surgiu a ideia de recriar este familiar mas na forma de caro eléctrico. Ao que tudo indica este modelo será apresentado no próximo salão automóvel de Frankfurt com a ideia de reunir investidores para que em 2012 o Trabi nT possa estar na estrada ressuscitando o espírito do velho Trabant.



P.S.: podemos dizer que o muro foi dimensionado para um tempo de retorno de 20 anos

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