sexta-feira, 2 de maio de 2014

"that´s gold baby!"

"Dez anos depois, ao critério do senso comum junta-se o da frieza dos números para concluirmos que a venda do ouro do Banco de Portugal foi um erro inequivocamente prejudicial para a economia do país. Cada onça de ouro custava 270 dólares em 2001, aumentou para 1670 dólares em 2012, seis vezes mais.

O autor e executor do programa de venda massiva de ouro do Banco de Portugal, cerca de um terço das reservas que a instituição detinha quando iniciou o seu mandato em 2002, 590 toneladas, foi o então governador Vítor Constâncio. O mesmo que é agora vice- -presidente do BCE." 

Restam no Banco de Portugal pouco mais de 380 toneladas das quase 600 toneladas que o Estado português detinha no início deste século." por José Gomes Ferreira


Evolução do preço da onça de ouro em dólares
 
Como curiosidade,  a ministra das finanças em 2002 era a Manuela Ferreira Leite, que agora tem um espaço na televisão onde, entre outras coisas, acusa governos de má gestão. Não é que os governantes, ou governadores, tenham de ter o dom da adivinhação, mas será que uma evolução tão grande pode passar despercebida por "especialistas" nestes assuntos?

Sem comentários:

Site Meter Site Meter