segunda-feira, 13 de abril de 2015

13 de Abril - Dia Internacional do Beijo

Um beijo (do latim basium) é o toque dos lábios em outra pessoa ou objeto. Na cultura ocidental é considerado um gesto de afeição. Entre amigos, é utilizado como cumprimento ou despedida. O beijo nos lábios de outra pessoa é um símbolo de afeição romântica ou de desejo sexual.
Os mais antigos relatos sobre o beijo remontam a 2500 a.C., nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia. Diz-se que na Suméria, antiga Mesopotâmia, as pessoas costumavam enviar beijos aos deuses. Na Antiguidade também era comum, para gregos e romanos, o beijo entre guerreiros no retorno dos combates.
Era uma espécie de prova de reconhecimento. Aliás, os gregos adoravam beijar. Mas foram os romanos que difundiram a prática. Os imperadores permitiam que os nobres mais influentes beijassem seus lábios, e os menos importantes as mãos. Os súditos podiam beijar apenas os pés. Eles tinham três tipos de beijos: o basium, entre conhecidos; o osculum, entre amigos; e o suavium, ou beijo dos amantes. - http://pt.wikipedia.org/wiki/Beijo
Dizem que beijar exercita dezenas de músculos e queima até algumas calorias, liberta endorfinas responsáveis pela felicidade, ajuda também a reduzir o stress, aumenta a auto-estima e combate a depressão. 

O beijo de Titanic entre Kate Winslet e Leonardo DiCaprio e o beijo do filme a Dama e o Vagabundo foram alguns do beijos que foram eternizados pelo cinema.






Sem comentários:

Site Meter Site Meter