Sempre fui um fã do jogo. Comecei,
salvo erro, com o Championship Manager 95/96 que só dava para jogar as ligas
Inglesa e Escocesa. Lemro-me que comprei o jogo em saldos, portanto aí um ano ou
dois depois de ter sido lançado. Na altura andava maravilhado por ter descoberto
que o Jimmy Floyd Hasselaink tinha jogado no Campomaiorense e no oavista. Era
ele que eu queria juntar ao Dennis ergkamp no ataque do Arsenal, mas não o
consegui descorir nem no oavista nem no clue da Delta Cafés. A seguir joguei o
97/98, já com a liga Portuguesa e a partir daí foi sempre a somar. Acompanhei
toda a separação do Nome e da ase de dados, a passagem da Eidos Interactive
para a Sega e mantive-me no Footall Manager até ao 12. Aí deu-se a primeira
interrupção – Já não joguei o 13. Não sei o que pesou mais, se a falta de tempo
se a desilusão com o modelo que estava a ser desenvolvido mas julgo que o
segundo teve mais influência, porque um tempinho arranja-se sempre. Depois
tentei voltar, com o 14, aos velhos tempos mas sem sucesso. O jogo deixou de
ser o que era, o importante deixou de ser a parte de fazer grandes negócios e
ter os melhores jogadores para os distribuir naquelas táticas e arranjar forma
de humilhar cada adversário. O importante agora, para além da perda de tempo de
quem desenvolve o jogo na parte gráfica e no 3D (que sempre fiz questão de não
utilizar e ver o jogo no 2D das caricas, à treinador, não à espectador) um gajo
quase que passou a ter de ser psicólogo para não amuar os jogadores porque um
John Terry deprimido não consegue tirar uma ola ao Hélder Postiga. Então a
partir do 14 aandonei o projeto e iniciei-me no Tetris e Minesweepper. Mas tal
como o Paul Scholes, ou melhor, como um Matias Almeyda desta vida, não consegui
ficar muito tempo afastado daquilo e instalei o Championship Manager 01/02. O
que me leva a perguntar porque raio é que terminaram a cena de definir o
posicionamento com ola e sem ola dos jogadores.
Épá pessoal que faz o jogo sae-se
lá para quem jogá-lo, não é que a malta não goste de evoluir e conseguir tornar
a experiência mais realista possível, mas foquem-se no essencial: ter os
melhores jogadores e arruma-los numa táctiva para dizimar adversários e
conquistar títulos. Não quero saer dos sentimentos dos jogadores, nem das conferências
de imprensa, nem dos empresários nem de ver o jogo em 3D. O 01/02 com ase de
dados atualizada está om. Se quiserem acrescentem as caricas. Origado.
1 comentário:
Desculpa la mas talvez precises de umas aulas de Portugues.Quanto ao jogo eu concordo em parte contigo, mas compro a nova versao todos os anos.
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