O plantel está fechado e é com estes que vamos à luta.
Na baliza o imperador continua com mais ou menos aptidão física mas com faculdades técnicas que ainda são de topo, vai concorrer com o jovem Varela, que formado no Benfica fez o percurso de empréstimos e cedências a outros clubes tal como nos casos recentes de Oblak e Ederson - Varela parece ser inferior tecnicamente mas veremos se aprenderá mais mais rápido.
Na lateral direita a saída do Semedo foi acautelada com mais antecedencia com a aposta no regresso do jovem que estava na Sampdória. Ficou meia época a prender e quando foi lançado para assumir o lugar não correspondeu, a ponto do Buta da equipa B parecer ser melhor que ele. Ora bem, entre o deve e o haver nem um nem outro conseguiram impor-se e foi-se buscar um flop do Barcelona a ver se pega - só tem de ser de ser melhor do que o Buta e o Pedro Pereira e isso não parece ser difícil.
Na lateral esquerda tudo como dantes. Grimaldo lesionado constantemente e Eliseu para preencher o lugar. Serve, e atendendo às características dos laterais todos, uma combinação Eliseu/Douglas e Grimaldo/Almeida é bem mais homogénea que Eliseu/Almeida.
Nos centrais, saiu o Lindelof e ficou a mobilia da casa com Lisandro Lópes e Jardel a competirem pelo lugar ao lado do Luisão. Acho que é senso comum que Jardel seria o titular e seria de confiança mas...Jardel devido ao seu físico depende muito de uma forma contínua, de jogar vários jogos seguidos. Se esta lesão com que se encontra agora acontecer mais vezes, ele vai ter muitas dificuldades e não vai ser um ponto fraco na defesa. E Lisandro já está visto que não é jogador para o Benfica - tanto faz um desarme excelente como expõe a defesa imbecilmente com a mesma facilidade. Se Jardel não estiver em condições físicas a equipa vai ter dificuldades. Os responsáveis devem ter pesado estas coisas e não quiseram investir num central titular de qualidade por isso admito que esta lesão do Jardel seja pontual. - os centrais da equipa B estão fora do baralho das apostas.
Para o lugar do trinco manteve-se tudo na mesma. Fejsa será titular indiscutivel enquanto estiver bem das pernas. Quando não estiver...O Benfica aposta no Samaris e no Filipe Augusto para o substituirem mas têm um problema similar ao do lugar do Jardel. Nem Samaris nem Filipe Augusto conseguirão substituir Fejsa com a mesma qualidade. No jogo contra o Rio Ave viu-se isso mesmo. Fez-me lembrar um jogo há uns anos em Guimarães em que o Javi Garcia não pode jogar. Na altura, Matic era a sombra dele e assumiu o lugar. Matic naquela altura ainda não tinha conhecimentos para assumir o lugar da mesma forma que Javi Garcia. Depois fez-se mas quando ele se fez já tinhamos perdido pontos. Samaris, pese a sua boa vontade já se viu que não é homem para aquele lugar específico e Filipe Augusto hoje também não é, se vai ser um dia é uma incógnita, mas o lugar poderia e deveria ter sido acautelado com uma nova contratação.
No outro lugar do meio Pizzi tem assumido e o Chrien parece ser bom para o substituir, embora me pareça que na indisponibilidade do Pizzi Samaris ou Filipe Augusto podem assumir o lugar sem comprometer tanto como no lugar do Fejsa.
Na direita do meio campo o Salvio será titular absoluto como já nos habituou. Acho que sem Semedo ele até vai jogar melhor porque não vai ter de jogar pelo meio, coisa que ele nunca soube fazer. Colado à linha é o habitat natural dele e aparecer nas costas da defesa para marcar os golitos do costume vai ser o esperado.
Queria falar do Rafa - Parece-me que foi a maior aposta falhada dos últimos tempos, não por não ter qualidade técnica, que tem e muita, mas porque não tem força mental. Não assume o jogo, joga com medo (parece o defesa direito que veio da Sampdória) e para um jogador que já não é novo e vai para a segunda época no Benfica não é admissivel. Nem se falou na possibilidade de propostas de transferência e isso diz muito de um jogador que foi campeão europeu e que passou no banco a maior parte da época.
Os outros extremos têm qualidade, Cervi e Zivkovic dão conta de uma posição, mas se tiverem de jogar os dois ao mesmo tempo o Benfica perde a intensidade que um Sálvio dá. Krovinovic nunca vi jogar mas parece que o Diogo Gonçalves poderá ter uma oportunidade por causa desse aspecto: intensidade (coisa que por exemplo o Gonçalo Guedes também dava e como vieram do mesmo sítio pode ser que se pegue!)
No ataque saiu Mitroglu e entrou Seferovic. Acho que a saída do Mitroglu foi um acto de gestão de recursos, não saiu por ser mau, saiu porque o Seferovic é mais novo e foi uma boa oportunidade de negócio. Acho que nas épocas passadas ter Mitroglu e Jiménez foi um luxo desportivamente mas caro financeiramente e o Seferovic deve ser mais barato e tem agarrado o lugar. Chegou o Gabigol mas parece ter sido só pela oportunidade de negócio barato que apareceu e que não parece vir acrescentar grande coisa à frente de ataque. Ouvi dizer que também pode jogar pela direita, se for um gajo tipo Gonçalo Guedes pode ser que pegue nas alas.
Resumindo: acho que realmente era necessário um trinco e o Benfica falhou nisso. No resto são opções que parecem aceitáveis.
Sem comentários:
Enviar um comentário