segunda-feira, 30 de agosto de 2010

a lógica do dinheiro no futebol

Todos os anos quando uma equipa pequena ganha a uma maior (com mais dinheiro), logo vem a cantiga dos orçamentos e que no futebol o dinheiro não tem um papel decisivo no rendimento das equipas. Aconteceu ainda agora com o Braga e o Sevilha, que dizem, tem um orçamento 10 vezes maior ao dos minhotos.

Para mim, este tipo de surpresas só é possível em jogos a eliminar. Em jogos isolados. Nas competições a longo prazo, tipo campeonatos de futebol, só por tremenda incompetência é que uma equipa pode ficar classificada muito acima do esperado tendo em conta o investimento que fez. E por investimento digo jogadores de qualidade, que se fazem pagar proporcionalmente ao seu valor enquanto jogadores da bola.

E isto vem a propósito dum estudo que vi hoje, sobre a época passada do campeonato inglês.

À esquerda está a classificação com base no investimento feito. À direita está a classificação final do campeonato. Os clubes com um ponto vermelho são os que ficaram aquém do previsto. Os verdes são os que se superaram. Como se pode ver, nos 6 primeiros classificados, só o Liverpool ficou abaixo das expectativas com uma época miserável, facto que levou ao despedimento do treinador. O west ham, que devia estar assinalado a vermelho foi pelo mesmo caminho. De resto, o Portsmouth foi à falência e os outros clubes a verde beneficiaram do desastre da época dos outros para subir na classificação final.

Isto tudo para dizer que a liga dos campeões como a conhecemos hoje, tem um formato muito diferente do passado, em que os jogos eram todos a eliminar, e não haviam mini campeonatos de 4 equipas a fazer 6 jogos cada uma. E isso permitia o aparecimento de equipas do leste europeu, ou grandes equipas hungaras e belgas. Como funciona hoje em dia, o troféu é sempre ganho pelas equipas que mais investem nos seus planteis bastando para isso que as pessoas que estão à frente dos clubes, dirigentes e treinadores, não sejam incompetentes, confinando a competição aos países do centro da Europa e deixando de fora os das bordas.

1 comentário:

formatted error free disse...

AquiFalaseDeTudo.blogspot.com

gr eduardo braga

d joao guilherme maritimo
d luisao slb
d david luiz slb
d alonso maritimo

m aimar slb
m gaitan slb
m javi garcia slb
m ze pedro setubal

a cardozo slb
a liedson sporting

Site Meter Site Meter