quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Benfica - 1ªdécada 2000 - Laterais I


Bem, iniciava-se a época 99/00 e o treinador do Benfica era o Heynkes. Preud'home tinha acabado de pendurar as chuteiras e apostava-se num novo Guarda-Redes. Nada melhor para lhe dar confiança do que uma defesa composta por estes laterais: Rojas e Bruno Bastos foram os titulares tendo como suplentes os mágníficos Okunowo, contratado ao Barcelona (sim, ao Barcelona!) e o jovem Jorge Ribeiro, que começava a dar os primeiros passos.

Na época seguinte, 00/01, Heynkes fazia os primeiros jogos e era substituído por Mourinho, contratado ao Barcelona como o grande Okunowo, que não ficou para o ver. Os outros também não tiveram muita sorte, já que os laterais passaram a ser o fantástico Dudic, esperança Sérvia, Escalona, Ricardo Esteves e Diogo Luis. E estes serviram para ganhar ao Sporting 3-0. Depois Mourinho sairia (para o Sporting se a Juve Leo deixasse) e entrava Toni.
01/02 começa mantendo-se as esperanças Ricardo Esteves e Diogo Luís e vai-se buscar o Cabral ao Belenenses, o Caneira vem emprestado, da Lázio chega Pesaresi (que tem uma média de expulsões de fazer inveja a um qualquer jogador que tenha muitas expulsões) e a meio da época chega do Braga o Armando Sá! Fantásticos laterais que fazem no máximo 14 jogos cada um, com excepção do Caneira que é titular absoluto mas também podia jogar a central. Toni deixa a pasta a Jesualdo que acaba a época.

Na época 02/03 Cabral ainda faz 4 joguinhos, Armando Sá faz 16, chega Cristiano do Beira-Mar e faz 14, o grande Eder faz 5 (entre elas uma grande exibição contra o Porto), o Ricardo Rocha chega do Braga (onde era central mas não sei se já não jogou na lateral nessa época no Benfica) mas a grande novidade é a adaptação de Miguel a lateral direito pelo Chalana, enquanto fazia tempo entre a saída de Jesualdo (perdeu para a taça com o Gondomar no Estádio da Luz) ea chegada de Camacho.

to be continued...

Sem comentários:

Site Meter Site Meter