quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Benfica, quem acardita teu amigo é


 Há uma geração de adeptos benfiquistas que nunca viu o Benfica ganhar a sério. Pensem na malta que nasceu a meio dos anos 80. 

É possível que a primeira memória de uma vitória decente tenha sido os 6-3 ao Sporting e esse campeonato ganho. Talvez aquela taça de Portugal ganha ao Sporting quando uma besta fez aquilo com o very light. Entretanto os anos passaram e tem para amostra a taça ganha ao fcp com o Camacho, o campeonato do Trapattoni e outro com o Jesus. 

Durante este tempo, este adepto dos anos 80 viu um penta do fcp, viu o mesmo fcp ganhar duas taças uefa, uma champions leaga, viu o benfica apanhar 5-0 do fcp pelo menos duas vezes, os 7-0 de Vigo, viu o fcp ganhar um campeonato na Luz, e viu o Benfica perder 3 títulos em 3 jogos seguidos numa só época.

É claro que este adepto ouviu as escutas do apito dourado e viu o Vale e Azevedo ser preso por roubar o Benfica.

Este adepto ouve as histórias da armada que quebrou a hegemonia europeia ao Real Madrid, os feitos do Eusébio, Coluna, Águas, Zé Augusto, Simões...Os nórdicos toscos, até o penalti do Veloso, o Erickson, o Humberto Coelho.

Mas para este adepto, os ídolos são mesmo o João Pinto menino d'ouro, o Preud'Homme, o Poborsky, o Enke, o van Hooijdonk, o Rui Costa e o Aimar. Tudo gente que sabia muito de jogar à bola mas que não ganhou nem um décimo do que ganharam os outros antes deles. E este adepto aguenta firme. 

Mas o tempo vai passando e este adepto quer mais. Quer ver o Benfica ganhar pelo menos o que os adeptos mais velhos viram. Só que, apesar de ter observado uma grande evolução em relação ao período do tal penta do fcp, este adepto vê o Benfica a não evoluir mais. Estagnou. Continua a ser roubado como no período do apito dourado e é possivel vir a ser testemunha de mais um penta dos azuis. Jogamos melhor mais vezes e temos muito melhor equipa mas não é suficiente. Se continuamos a ser roubados não podemos continuar a apoiar quem manda nos árbitros inequivocamente. Se temos melhor equipa não podemos continuar a insistir no mesmo treinador que deixou de ganhar.

É que este adepto já estava habituado a ouvir os comentários na sportv a denegrir o Benfica sem razão e comprou a BenficaTV mas agora, ouvir a esta altura do campeonato num stream qualquer o comentador inglês dizer que o Benfica está a ter uma prestação humilhante num jogo visto por todo o mundo, não! Chega pá, mudem qualquer coisa, já estamos em 2013, não nos façam passar mais vergonhas.

Sem comentários:

Site Meter Site Meter