sábado, 9 de janeiro de 2010

Dakar 2010 - Rest Day


O Dakar é a mais dura prova de automobilismo que se realiza no mundo e ganhou o nome Dakar pelo facto de durante muitos e bons anos a prova ligar a Europa à capital do Senegal sempre no início de cada ano. Em 2008, quando a prova partia de Lisboa pela terceira vez consecutiva, cancelaram o rali devido a ameaças terroristas no Norte de África e em 2009 mudaram a prova para a América do Sul mais propriamente para a Argentina e o Chile mantendo no entanto o nome e marca desta grande corrida.
Estamos em 2010 e o Dakar está a decorrer de novo entre esses dois países da América do Sul e, decorridas sete de catorze etapas, hoje é dia de descanso para pilotos e máquinas. Os mecânicos esses, coitados, hoje têm o dia mais duro da prova trabalhando para pôr carros, motas e camiões novos para a segunda metade do grande rali.

Em prova estão alguns portugueses e, digo-vos, aquilo até nem está a correr muito mal para armada lusa havendo no entanto até agora três desistências nas motos por parte de João Rosa na terceira etapa, Fernando Sousa na sexta e também na sexta Paulo Gonçalves que se encontrava na sexta posição da classificação geral estando a realizar uma boa prova até esse dia desistindo devido a uma queda que lhe provocou a fractura de uma clavícula.
Ao oitavo dia de Dakar Helder Rodrigues encontra-se na terceira posição da geral sendo neste momento líder da classe 450 centímetros cúbicos, Rúben Faria, que faz equipa com o líder Cyril Despres, está na décima quarta posição tendo vindo a subir na tabela todos os dias depois de na terceira etapa ter tido alguns problemas mecânicos na sua moto que lhe ditaram a quinquagésima posição nessa etapa e Pedro Bianchi Prata encontra-se neste momento na trigésima quarta posição, um lugar que o piloto algarvio quer deixar para trás.


Nos carros as coisas também não estão muito mal. Carlos Sousa continua a mostrar porque que é que é considerado por muitos o melhor piloto português de todo-o-terreno. Na prova deste ano a organização decidiu impor algumas restrições e Carlos Sousa é o único, repito, o único piloto em prova que "ganhou" o estatuto de piloto profissional-privado tendo sido instalado no seu Mitsubishi um restritor de gasolina (menor admissão de gasolina face aos outros concorrentes com veículos com as mesmas características) e uma caixa de apenas 5 velocidades. Isto faz com que o piloto português não consiga acompanhar a velocidade de ponta da maioria dos outros pilotos. Mesmo assim Carlos Sousa está a realizar uma excelente prova tendo estado já em quarto da classificação geral apenas atrás de três Volkswagen oficiais e, no fim desta primeira metade de prova, ocupa o sétimo posto da geral sendo o primeiro Mitsubishi.
Na mesma equipa de Sousa estão outros portugueses. Filipe Palmeiro (o português que obteve o melhor lugar na classificação geral da prova do último ano) é co-piloto de Guilherme Spinelli e encontra-se na oitava posição da geral logo atrás de Sousa e ainda Miguel Barbosa navegado por Miguel Ramalho encontram-se na décima terceira posição mesmo atrás de Giniel de Villiers o piloto que venceu a prova de 2009 que se encontra mais uma vez aos comandos de um Volkswagen. Ricardo Leal dos Santos está na décima sexta posição com o seu BMW X5, um carro que tem já bastantes quilometros de provas realizados, e destaque ainda para Francisco Pita que participa ao volante de um Toyota Land Cruiser ocupando ao fim da sexta etapa o quinaquagésimo posto da geral não aparecendo ainda na classificação do sétimo dia.
Em termos de liderança neste momento está nas mãos de Carlos Sainz com um Volkswagen e que ainda não venceu ennhuma etapa provando que esta é uma verdadeira prova de regularidade e que não lhe assenta de modo algum o termo corrida.

Nos camiões não há portugueses e a prova é liderada pelo russo Vladimir Chagin seguido do vencedor do ano passado Firdaus Kabirov, também russo, ambos aos volantes dos Kamaz da equipa Kamaz-Master.


Por agora é tudo, que o texto já vai longo, aos que foram capazes de ler isto tudo os meus parabéns vocês são dos rijos.



P.S.: se estivesse estado a estudar em vez de escrever isto é que era

1 comentário:

markituz disse...

notícia de última hora

Marc Coma penalizado em seis horas passando Helder Rodrigues a ocupar o segundo posto da geral!
Marc Coma terá realizado uma operação ilegal durante a etapa de ontem que a organização decidiu penalizar com seis horas passando assim a ocupar a 24ª quarta posição.
Com isto Rúben Faria também sobe uma posição na geral passando agora a ocupar a 12ª posição na tabela classificativa.

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