quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Carnaval ou Entrudo?

Já alguma vez se questionaram qual é o correcto? Carnaval ou Entrudo?

Não precisam de levantar mais questões porque, após uma profunda pesquisa, tenho a resposta pela qual muito anseiam.

Na verdade tanto uma palavra como a outra têm o mesmo significado, ora vejam.

Carnaval deriva da expressão "carne vale" e surge depois da implantação pela Igreja, no século XI, da Semana Santa antecedida de quarenta dias de jejum, a Quaresma. Este período de privações terá dado origem a um período de festejos nos três dias que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas (o primeiro dia da Quaresma).
Entrudo provém da palavra latina "Introitus" que significa entrada, acesso. E refere-se precisamente à entrada na Quaresma.

É no entanto de crer que já existissem festejos na era pré-cristã associados à chegada da Primavera.
A realidade é que a maioria das festas cristãs estão associadas ou derivam de festas pagãs relacionadas muitas vezes por sua vez com os ciclos da Lua e a chegada das Quatro Estações.
Por exemplo, o Domingo de Páscoa é o Domingo a seguir à primeira lua cheia da Primavera daí poder variar desde o fim de Março a praticamente o fim de Abril e por consequência o Carnaval também não ter data fixa.

Só por curiosidade o Carnaval terá sido introduzido no Brasil pelos portugueses provavelmente no século XVI e depois eles é que trataram de despir as moças ao jeito.



P.S.: devia era estar sempre assim frio no Carnaval para os portugueses se mentalizarem que o Samba não é tradição por estas bandas

1 comentário:

eStOU confuso disse...

Nao sambas no frio?

Eu com uma daquelas brasileiras do carnaval de torres vedras, ja com a rodagem feita, até sambava com -10º.

bum bum bum

bum bum bum

Site Meter Site Meter