domingo, 24 de fevereiro de 2013

coisas sérias - a mão na bola e a bola na mão

Esta é a lei mais estúpida do futebol e a que mais urgentemente precisa de mudança. Tecnologia na linha de golo, visionamento de foras de jogo pela televisão...tudo isso pode ser melhorado mas a lei que proíbe jogar a bola com as mãos é que é mais diferença pode fazer no decurso dos jogos e das competições. É que este tipo de lance acontece muitas vezes e a decisão está dependente da interpretação dos árbitros. 

Ora, não há individuo em quem menos se possa confiar do que nos árbitros! E este tipo de lance está completamente nas mãos deles! Se um árbitro quiser pode sempre justificar assinalar ou não a falta de contacto da bola com a mão ou braço do jogador. No limite, ele pode nunca assinalar uma mão na bola ou mão bola na mão. Obviamente o critério do homem do apito pode sempre beneficiar ou prejudicar uma equipa consoante lhe apeteça, e os apetites das pessoas podem ser aguçados com incentivos de qualquer espécie. 

Assim, já todos percebemos que o melhor para o futebol é a menor interferência da equipa de arbitragem nas jogadas. Tiremos-lhes então a desculpa da "interpretação" de leis à vontade do freguês. Quanto menos os árbitros tiverem de interpretar, mais justo o jogo de futebol e as suas competições ficam. Posto isto, o ónus tem de ser posto no jogador: bola na mão ou mão na bola é sempre falta! o jogador que encolha os braços, ponha as mãos dentro dos calções, não interessa (depois fazemos outra lei por causa da higiene). E não me venham com a treta de depois os jogadores que têm a bola nos pés fazem "tiro ao alvo" às mãos dos adversários para sacarem faltas: uma baliza é bem maior e raramente lá acertam! Se acertarem, parabéns! 

Mude-se a lei - porque a interpretação dos árbitros não é de confiança.

1 comentário:

POC disse...

Ver jogadores a por os braços atrás das costas é ridículo, nem podem correr naturalmente atrás do avançado.

Se o braço é mexido para interceptar a bola, penalti. Caso contrário, até pode estar na linha de golo, a puta da bola ir entrar...mas se vai contra a mão, azar.

Vergonha esta merda.

Site Meter Site Meter