terça-feira, 30 de setembro de 2008

Albufeira = Veneza, Portugal = Itália


Por estes dias tem-se assistido a inundações lá para baixo no Algarve. Albufeira está a meter água. Por definição, albufeira é isso mesmo. Um local que serve para se encher de agua. E assim estas notícias nem deviam ser tão escandalosas. Mas não pode ser assim.
Há pessoas a perder dinheiro com aquilo. Os comerciantes queixam-se, as pessoas protestam e culpam o programa polis e os engenheiros e arquitectos que projectaram aquela povoação.
Eu não tenho problema nenhum em culpar os arquitectos por todos os problemas dos albufeirenses. Mas não posso deixar de desculpar os engenheiros. Mas naquele programa de certeza que na ultima página, a letras muito miudinhas, estava lá o aviso: Albufeira vai-se tornar numa Veneza. Não nos responsabilizamos por …
Obviamente, as pessoas estão a pensar pequeno. Há claramente uma falta de visão.
Tudo o que se diz sobre a falta de drenagem, e acumulação de água, não é um problema. É a solução. Estamos a transformar Albufeira numa nova Veneza. Os comerciantes deviam estar era felizes com a propaganda e publicidade à pala desta água toda. Qual é o turista que vai preferir ir para Veneza quando pode ir para Albufeira. Pelo menos aqui fala-se inglês.

Mas isto de transformar Albufeira em Veneza, faz parte de um projecto clandestino português iniciado já a alguns anos, de se fazer passar por Itália, mas em melhor. Senão vejamos…
Eles têm o Vaticano, nós temos Fátima. Eles têm um Papa no Vaticano, nós temos também um Papa, mas o nosso está no Porto. Eles tiveram um escândalo de corrupção no futebol, nós temos o apito dourado (eles foram condenados e tal mas os nossos não, o que demonstra claramente que nós somos melhores). Eles têm Palermo, nós temos o Porto (esta foi o mourinho que disse). Eles têm a Máfia, nós temos os Super Dragões. Eles tiveram o Romano Prodi na presidência da comissão europeia, nós metemos lá o Durão Barroso. E agora, até copiamos uma cidade deles.

E depois disto, só se pode perguntar: mas de tantos países no mundo para copiar, tinha de ser logo o dos italianos? Mas que raio de coisas boas podem vir daí?
Eu não sei, mas copiar por copiar, transformávamo-nos num país decente.Não mudáva-mos para pior. (não é que eu tenha alguma coisa contra a Itália, mas também não tenho nada a favor)

Sem comentários:

Site Meter Site Meter