quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Rússia, USA e Marketing



A Geórgia fazia parte da URSS. A URSS foi-se desfragmentando. A Geórgia, que supostamente faz fronteira com a Russia passou a ser independente. Entre a Geórgia e a Rússia estão as províncias de Abcassia e Ossetia, que não gostam de se misturar com os georgianos, mas que supostamente deviam fazer parte da Geórgia.

A Geórgia não esteve com meias medidas e invadiu essas províncias. A Rússia não gostou e respondeu aos georgianos. Estes puseram-se a andar e a Abcassia e Ossetia declararam independência com o apoio da Rússia.

Quem não iria perder a oportunidade de aparecer, eram os americanos, empenhados no seu objectivo de levar justiça e liberdade a todos os povos que têm petróleo ou qualquer coisa a ver com isso. Obviamente, não se iam aliar aos russos. Escolheram a Geórgia.

Agora cá estamos nós, a ver o braço de ferro entre americanos e russos. Outra vez. E é isso que eles querem. Já não chegou termos de ver quem chegava primeiro à lua, também temos de ver quem chega primeiro a Ossetia e a Abcassia. Pelo menos lua era mais fácil de escrever. É tudo uma questão de marketing.

É como nas redes de telemóveis. Ou se é vodafone, ou se é tmn. Há mais operadoras, mas a vodafone e a tmn dominam o mercado. E enquanto a escolha for apenas entre essas duas, está muito bem para eles. Nem precisam de ser uma melhor que a outra. Basta não se falar do resto das redes. Basta não se ter ideia que há mais por onde escolher.

E a União Europeia não se mete entre russos e americanos. Porque no fundo, união europeia é coisa que não existe. Simplesmente não há união. Os países, em vez de quererem ser os melhores do mundo, querem é ser os melhores da Europa. Tentam ganhar aquele primeiro lugar naqueles rankings europeus que saem de vez em quando. É porque são os mais felizes, é porque são os menos poluidores. É porque vivem mais tempo. Não saem disto. E depois queixam-se que as pessoas não ligam nenhuma ao tratado europeu, ou tratado de Lisboa ou o que raio é aquilo.

Enquanto isso, russos e americanos vão tomando o controlo do mundo, a rirem-se dos sarkozis, gordon browns e angelas merkels da Europa. Toda a gente tem ideia que a Rússia e América são rivais e nem se podem ver um ao outro. Mas só falam um do outro e não deixam que se deixe de falar deles. Eles dominaram o mercado. No fundo, são aliados. E os dois dominam o mundo. Qualquer dia fazem o seu próprio tratado de Tordesilhas.

Sem comentários:

Site Meter Site Meter