terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O Estado da Nação Benfiquista

Muito interessante a oportunidade que o FCCorruptos vem lançar para a praça pública sobre as contas consolidadas dos rivais portugueses no que ao estado financeiro diz respeito. O Benfica vem operando ao longo deste anos como o meu próprio presidente afirma um milagre financeiro. Milagre financeiro que sempre se revelou um pouco incrível de explicar  como se verifica pela galopante dívida que se vai acumulando ano após ano. Ontem ouvia nalgum lado que o Benfica precisa de assumir  a despesa  como um factor de imcompetitividade no que ao mercado futebolístico diz respeito e adoptar uma postura mais próxima  ás Osgas. Sei que provavelmente não é altura para se falar nisso, mas a aposta na formação nunca vai acontecer com este treinador.

A recuperação deste Benfica não se cobre com empréstimos obrigacionistas em cima de empréstimos obrigacionistas. A casa já vai ficando mal arrumada há muito e quando reparamos que os empréstimos obrigacionistas já pagam 8 e 9% de juros vamos apreciando o quanto mais insustentável é o Clube como empresa. Não cabe na cabeça de ninguém (se calhar estou a generalizar e sou só eu). A dívida do clube não devia ser gerida com o valor do património e comparada com o seu activo a dívida do clube devia ser pagável sempre num limite de 10 anos e não renovada. Bem me lembro a situação ao que o Benfica chegou onde tivemos de vender a alma ao diabo (ler Olivedesportos). Andamos anos e anos a empurrar com a barriga esta despesa até ao ponto em que esta Bola de neve está prestes a sucumbir ao próprio peso(ou peso próprio como dizem os eng.). Esta oportunidade pode ser um Oásis para provar a sustentabilidade do Benfica e consequentemente mostrar o quanto o clube de lá de cima adultera e ando com contas promíscuas com fundos e falta de consolidação orçamental. É altura de dar a volta ou provam que eu não tenho razão ou então saiam e deixem que outros se cheguem à frente. O Benfica está como o País e vice-versa. Não devemos passar a dívida ás gerações futuras sob pena sermos acusados no  futuro de abuso de gestão e falta de realismo. O que entra como factor abonatório é o "how far we've come". 

Até 2000 a soma de direcções desastrosas levaram o Benfica para um poço sem fundo do qual foi muito difícil puxá-lo para a tona da água. O maior tinha chegado a uma situação á qual ninguém emprestava um chavo.

Quanto ao campeonato, nada está ganho, jogo jogo e com a garganeirice bem guardada pois já todos sabemos como é que isso acaba. Vem aí o derbi com as Osgas aos quais é preciso ganhar sem espinhas para acbar com o mito que se vem acumulando. O acumular de jogos em todas as competições é um bom motivo para fazer rotatividade independetemente dos jogadores terem a mesma qualidade ou não dos suplentes.

Á navegação futura, apela-se á contençãotanbto no discurso como na incrução pelo mercado com múltiplos reforços de milhões de euros. Sei que será mais fácil se ganhar o campeonato justificar certas medidas impopulares mas aproveitem e metam o Marco Silva no lugar que merece que é o de treinador principal da equipa do Sport Lisboa e Benfica. A formação no Benfica tal como noutros clubes tem que jogar no contexto de susbtituição aos habituais titulares e não para fazer 2 ou 3 minutos e  se o o treinador não consegue entender ou se não é esse o entendimento que a direcção faz da mesma devem sair todos abandonar. Não é este o Benfica que eu quero. Desejo ecletismo com mística, com jogadores portugueses com um capitão português que nunca conhece outro clube completamente identificado. 

O Benfica é o maior de todos e nunca acabará a menos que acabem com ele!

2 comentários:

formatted error free disse...

cá para mim parece-me que isto das contas consolidadas é tudo uma treta passivel de ser adulterada à vontade do fregues para fazer parecer o que se quer, por isso ter ou não ter é desporto.

É certo que a prática do contrair emprestimo para pagar emprestimo para pagar emprestimo não parece ser saudavel mas não nos vamos esquecer que isso permitiu ter hoje um plantel muito mais valioso do que na era pre vilarinho. Claro que numa gestão completamente competente e eficaz hoje já estariamos estabilizados e sem necessidade de "bota mais um empréstimo". Mas também não há de ser uma gestão completamente inconsciente já que de vez em quando lá salta um matic como antes tinha saido um david luiz para fazer face a despesas. a malta depois estribucha com a saida destes jogadores mas esquece-se que para os manter é preciso dinheiro que vem precisamente dos emprestimos q a mesma malta critíca.

Continuo um céptico quanto à tal "aposta na formação" enquanto se quer ganhar títulos. a malta fala que não se dão oportunidades aos jogadores da nossa formação na equipa principal mas o que é certo é que esses jogadores são mais fracos do que os que lá temos. Confiar que um puto de 20 anos vai fazer esquecer um jogador com 3 ou 4 anos de experiencia na alta competição é demagógico. "ai mas se não jogarem nunca vão ter estaleca.." podem jogar, mas não no Benfica em jogos a valer. Que joguem na ultima jornada da fase de grupos da taça da liga! isto no Benfica, porque o ideal era empresta-los a clubes competitivos de preferencia fora de portugal. Porquê que um ola john ou um gaitan ultrapassa qualquer puto que venha da nossa formação? porque ja são titulares com 19 20 anos em clubes extremamente competitivos. mesmo assim, temos uma aposta no andre almeida ou um andré gomes. E aqueles que vêm agora falar mal do Jesus "que não aposta na formação e é estupido e uma merda de homem" por meter o andré gomes aos 90 min esquecem-se que tivemos um treinador "joia de pessoa, sério e que se dá ao respeito" a meter na altura o joao coimbra jogos a fio aos 91!! Só para dizer que isto não é um problema do Jesus, é um problema dos jovens não serem de confiança! o mesmo fernando santos só pos a jogar o david luiz na altura pq foi obrigado e felizmente pegou, como agora esta a pegar o oblak "contra a vontade" do Jesus.

Para mim hoje o Jesus já não era treinador do benfica mas caramba, não é por essa histeria toda só pq ele disse uma verdade sobre a substituição do matic ou pq mete um puto aos 90. devia sair porque perdeu o jogo no dragão no ano passado! (roderick miranda, outro da formidavel formaçaõ, diz algo a alguém?não se aprende?)

Kaz Patafta disse...

ISto é impraticável andar a pagar dividas com mais divida a direcçao deve dizer claramente isto; No dia tal do dia tal de 2025 tnao devemos mais nada a ninguem. E isso da valorização de activos tb tem que se lhe diga porque as vezes ficamos ai com os caroços que fazem perder títulos e valorização dos colegas( vide roberto por exemplo jogadores que depois saem pela porta dos fundos e veremos se esta historia acaba ou nao por aqui poruq e ja esta mais um garoto na lista(pizzi) eqt ao ola john caso dificil de perceber nessa logica da valorizaçãpo qd o clube so tem 20% do passe não tem interesse nenhum a valorizar se tivesse o passe inteiromas para aparecer uma amais valia de 50% dpeois ficam ali encostados a um canto ou na bancada. Depois ha o problema da utilizaçao regular dos jogadores se não apostas regularmente nos jogadores ficam sujeitos ha valorização critica do 3 anel e ssabemos mesmo como e que isso funciona(mawete's Beto e fernandos aguiar). O jogador interno ou não deve sentir que faz parte da equipa e o jogador que eesta no banco não pode ter nunca a noºao de que faã o que fizer nao vai ter uma oportunidade tem que haver aqui um amind game da coisa

ja agora isto não vem a prposito desa tirada sobre a formação mas sou obrigado a concordar como nelson oliveiro no que ao caso do Danilo Pereira diz respeito era efectivamente um bomo jogador que não teve oportunidades (ciclo viciso utilizaçao valorizaçao=)

eu não consigo viver com ideia de que devo alguma coisa ja outros vivem perfeitamente com isso é daquelas

isto ta um bocado conbfuso ja me perdi da linha de pensamento

Bottom line o CAmpeonato Portugues tem que sofrer um downsizing nos gastos e não é so no Benfica em Geral mas gface á dívida o Benfica havia de estar na 1 linha desse combate o que aporentemente não se veirifica actualmente

Site Meter Site Meter