segunda-feira, 6 de abril de 2009

Rali de Portugal - o resumo

O Rali de Portugal é um dos melhores, senão mesmo o melhor, rali do mundo e quem gosta realmente de competição automóvel sabe que isto é verdade.
Após a FIA ter imposto o sistema de rotatividade (do qual eu não discordo) os Ralis passaram a realizar-se de dois e dois anos em cada país e o de Portugal (o melhor do mundo) é realizado em ano ímpar.
Antigamente o Rali era uma autêntica Romaria como Santa Marta de Portuzelo ou outra assim. Eram fogueiras para assar as febras, era o garrafão do tinto, era o delírio total.
Agora o rali é no Algarve. Proporciona uns cenários agradáveis mas ninguém me chamará mentioso se eu afirmar que Rali de Portugal é Arganil e Fafe. Mas nem Arganil nem Fafe têm a capacidade hoteleira do Algarve, nem Arganil nem Fafe têm um estádio disponível para fazer uma pista lá dentro porque só há jogos de futebol de ano a ano quando é a final da Taça da Liga (aquela que o Glorioso ganhou aos verdes de Alvalade) e nem Arganil nem Fafe têm um Aeroporto para receber os milhares de entusiastas estrangeiros. É pena mas é verdade...
Da prova propriamente dita devo dizer que foi bastante agradável. Além do WRC dispotou-se também o PWRC, onde correm os portugueses Armindo Araújo e Bernardo Sousa, o JWRC e ainda o CPR (campeonato português de ralis).
No WRC o vencedor é já bastante conhecido e apesar de no ínicio ainda ter lutado um bocado com o Hirvonen acabou por vencer a prova, falo obviamente de Sébastien Loeb.
Para mim o Hirvonen ganhou logo no primeiro dia ao levar a bandeira portuguesa colada na antena do Focus WRC durante a Super Especial do Estádio do Algarve mas a verdade é que o francês da Citroen voltou a levar a melhor.
No PWRC, e depois de um segundo lugar no Chipre, Armindo Araújo conseguiu finalmente a primeira vitória na prova e é neste momento líder do campeonato. Armindo teve uma prova feliz e acabou por ganhar pela primeira vez uma prova do JWRC e logo quando jogava em casa. Já Bernardo Sousa conseguiu destruir o Fiat ainda antes do rali começar, no prólogo. Continua em grande este rapaz...
De resto ouve grandes imagens com acidentes espectaculares (como o do Latvala) ouve também saltos, drifts e sobretudo muito espectáculo.
Agora só volta em 2011...
A mim só me resta desejar boa continuação de campeonato ao Armindo e que em 2011 ele venha ganhar o rali ao volante de um WRC. Força Armindo!



P.S.: e dos golos do Cardozo, ninguém fala?

4 comentários:

javardão - dsculpem kk coisinha disse...

FDX Pró armindo!!
Diz k é bom, mas anda na produçao.

Os que sao bons andam no wrc...nao é assim?!!! Agora, na produçao........o que é isso? aí andam muitos...os pobres e mais nao sei o quê...


Coitados dos pobres...

javardão - dsculpem kk coisinha disse...

aqui fala.se de tudo e mais alguma coisa...não éaa?

então porque nao falar dos seios da manuela ferreira leita!?

ainda os tem?
é k a MFL mais parece um primo do Cavaco, dakeles k sao molestados em criança, disfarçado com uma "piruca" e "baton" nos lábios?»!!!!!!!!!!!!Pelo menos é o k se diz em coral de Moinas.


coitados dos pobres

javardão - dsculpem kk coisinha disse...

curral*

coitados dos pobres...nao vao à escola e dps dão erros destes!!

Quer dizer...se bem que...o magalhaes duvido muito que tenha dois "r's" e um u...

sindicado dos pobres disse...

Já faziam um post sobre o HULK ?
nao?

Site Meter Site Meter