domingo, 27 de dezembro de 2015

Cesc Fabregas sozinho em casa

Não sei se alguém ainda tem paciência para ver o jogos do Chelsea. Para quem tem, Fabregas é um jogador que se realça dos outros, não porque seja muito melhor que eles, ou tão pouco por ser pior, mas sim pela distância abismal que separa a qualidade de jogo actual à que se lhe era expectável. 
 O Fabregas no Arsenal era aquele miúdo que apareceu num desses concursos de televisão sobre talentos musicais, em que mal subiu ao palco e começou a cantar os primeiros versos deixou toda a gente sem palavras. Uma voz fina, elegante quase angelical fazia as delícias das velhas que se dispõem a gastar dinheiro na votação por telefone. E não estavam sozinhas: o público aplaudia, e o júri certificava: grande futuro! E o menino deixou o produtor amigo dos pais para se dedicar a voos maiores. Mudou de cidade, foi competir com outros miúdos. Mas aí o encanto já não era o mesmo. Aquela voz já não era única, e no meio dos outros já tinha dificuldade em sobressair. Voltou à cidade que o viu crescer, mas o produtor antigo, talvez magoado, talvez adivinhando, já nem fez um esforço para voltar a contar com aquela voz no portfólio. Voltou à cidade mas foi cantar para outros. Até começou bem, mas o menino havia crescido, a voz ficou mais grossa, e o anjo embruteceu. Fabregas perdeu o encanto enquanto cantando. Agora só nos dá música... 
Eis Cesc Fabregas, o Macaulay Culkin do futebol.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Héctor Cúper

Estamos no final de 2015 e ando a jogar Championship Manager 20001-2002. 
Dito isto, foi aí que me cruzei com o famoso treinador, cujo nome eu lembrava, mas nem sabia ao certo porquê. Fui ver. Argentino, fez um brilharete em Espanha a treinar o Maiorca onde foi a uma final da Taça de Espanha e mais umas tretas, que acumulado com a treta do vice na taça de Espanha o fizeram chegar ao Valência. O Valência sempre viveu de treinadores fogachos, que apareciam, faziam uma ou duas boas épocas e daí eram contratados para potências do futebol acabando por desaparecer (ou treinar o Real Madrid - é um caso de estudo esse). Mas de facto, Héctor Cúper, depois do brilharete com o Maiorca, foi brilhar ainda mais no Valência, onde foi a duas finais de Liga dos Campeões seguidas - perdeu as duas. O treinador habituado a vice foi então contratado para a potência italiana do Inter de Milão, onde continuou sem ganhar, mas desta vez as derrotas foram sem brilho e foi dispensado sem deixar saudades...

A partir daí nunca mais conseguiu despontar e tudo lhe correu mal, fazendo o passeio dos tristes que inclui treinar um clube menor da Grécia, um clube menor da Turquia, algo no Médio Oriente e diz que hoje é Seleccionador do Egipto.

A história profunda está aqui.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

o Rui e a Vitória - a estratégia da formação de um treinador.


Este ano o Vieira concretizou o plano. 

Não são só os jogadores jovens que precisam de minutos de jogo antes de serem lançados na equipa principal. Desde os júniores ou equipa B são emprestados para ganharem rodagem em clubes mais fracos e depois de provarem ser capazes são então promovidos ao plantel principal e ainda aí têm de provar ser melhores que os outros.

 Rui Vitória começou a formação como treinador dos júniores do Benfica. perdeu o campeonato no último jogo para o Sporting do Paulo Bento, mas ainda assim, não foi considerada uma má experiência. Depois foi emprestado ao Fátima, nas divisões secundárias, onde eliminou o Porto da Taça da Liga. Mais um passo na sua formação, foi emprestado ao Paços de Ferreira, clube da divisão principal, onde novamente voltou a mostrar valor. A prova seguinte foi no Vitória de Guimarães, onde a exigencia subiu, e teve a oportunidade de jogar as competições europeias e conseguiu ganhar um troféu - a Taça de portugal frente ao Benfica de Jorge Jesus.

A sua formação estava completa. É então promovido ao plantel principal. Até agora em oito jogos ganhou um.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

All the right friends



Tudo Bons Rapazes
José Guilherme, o homem que ofereceu 14 milhões a Ricardo Salgado, está a ser investigado num processo relacionado com o Montepio Geral, que lhe terá emprestado 17 milhões de euros há cerca de um ano com base em garantias do Finibanco Angola, que é maioritariamente detido pelo próprio Montepio.
Ao mesmo tempo, o seu filho possui uma participação indirecta no Montepio, que foi financiada no final de 2013 pelo Finibanco Angola – mais uma família que é ao mesmo tempo devedora e accionista de um banco. José Guilherme e Ricardo Salgado foram alvo de investigações por branqueamento de capitais no decorrer da Operação Monte Branco, e terão sido escutas relacionadas com esse processo que acabaram por dar origem à Operação Marquês, pela qual José Sócrates está detido.
Paulo Lalanda e Castro, o homem que deu emprego a José Sócrates na Octapharma, tem o seu nome envolvido em três processos judiciais: a Operação Marquês, devido à sua relação com Sócrates e com o grupo Lena, com o qual estabeleceu contratos de assistência técnica na construção de hospitais na Argélia; a Operação Labirinto, relacionada com vistos gold atribuídos à boleia de contratos de prestação de saúde acordados com o estado líbio; e a operação brasileira que ficou conhecida como Máfia dos Vampiros, onde a Octapharma e Paulo Lalanda e Castro foram investigados por manipulação nas vendas de hemoderivados ao Ministério da Saúde brasileiro. Em Portugal, a questão dos hemoderivados foi alvo de uma recente investigação da TVI, que comprovou que a maior parte do plasma português recolhido através da doação de sangue é deitado fora, para depois ser comprado à Octapharma, num negócio que já chegou a atingir 70 milhões de euros/ano.
Armando Vara, ex-secretário de Estado, ex-ministro do PS, ex-administrador da CGD e ex-vice-presidente do BCP, condenado em primeira instância por tráfico de influências no processo Face Oculta, foi recentemente detido no âmbito do Processo Marquês. A sua detenção está relacionada com um empreendimento em Vale do Lobo, cuja compra terá facilitado enquanto administrador da CGD, num negócio que se revelou ruinoso para a Caixa: a dívida em 2014 ascendia aos 360 milhões de euros. O empreendimento de Vale do Lobo foi comprado por um consórcio liderado por Hélder Bataglia, Luís Horta e Costa e Pedro Ferreira Neto, homens-fortes da Escom, detida pelo Grupo Espírito Santo, e antigos arguidos no caso dos submarinos.
Armando Vara, após a sua saída do BCP, foi liderar a empresa Camargo Corrêa em África. A construtora brasileira comprou a Cimpor em 2012, tendo convidado Proença de Carvalho para chairman. Entre 2010 e 2014, Armando Vara foi administrador da Camargo Corrêa, numa época em que a empresa era liderada por Dalton Avancini. Avancini foi condenado há duas semanas por corrupção, lavagem de dinheiro e operação criminosa, no decorrer da Operação Lava Jato, que já começou a investigar o próprio Lula da Silva. Um dos delatores do processo garantiu que parte do dinheiro do esquema de corrupção era lavado via BES. A Lava Jato envolve outras grandes construtoras brasileiras, a mais destacada das quais é a Odebrecht, que juntamente com o grupo Lena foi vencedora do consórcio do TGV que deveria fazer a ligação Poceirão-Caia. A Odebrecht pagou várias viagens internacionais a Lula da Silva. Entre essas viagens, inclui-se a sua vinda a Portugal a 23 de Outubro de 2013, para apresentar o livro de José Sócrates, A Confiança no Mundo.
João Miguel Tavares no Público

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Sobre "Gratidão" e sobre o Carlos Martins!

Estava eu muito quentinho no meu canto quando começo a ver umas notícias com origem no Record sobre o facto de Carlos Martins ter visto a sua carreira ter descido a pique. Sobre o facto de o Benfica ter estado mal, tem toda a razão. Não tem razão, é sobre o facto que dá origem à má actuação por parte do Maior. O erro propriamente dito, aconteceu quando o Benfica lhe renovou um contrato prestes a terminar e sendo nós, os adeptos, obrigados a testemunhar um jogador que impreterivelmente era substituído ao minuto 62, vê-lo piorar as suas capacidades futebolísticas, passo a passo, jogo a jogo. Qquando chegámos àquele famigerado jogo com Estoril (com 3/5 dos escrivas deste blog a ver), já era um jogador que raramente, ou seja, a rasgos lá fazia uma jogatana (Lyon na Luz 4-3) a jogar numa posição desconfortável para ele sem a devida protecção. Como ás vezes, estas coisas da probabilidade passam a acontecimentos reais, "shit happens"! O erro numa época disputada ponto a ponto, eventualmente, seguindo a teoria de murphy, iria acontecer no acto e momento em que pudesse proporcionar o maior estrago possível. Booom! Aconteceu, mas do que pior aconteceu naquele jogo o que ele fez foi o que ficou na retina. O treinador passou incólume mas muito haveria a apontar (escolha do jogador a entrar) orientação e preparação mental da equipa... Coisas da vida!

Contudo, o motivo de maior irritação para este pacato cidadão é a onda de indignação à entrevista trazer uma reivindicação de ingratidão e algum regozijo quanto ao facto de terem ajudado o miúdo que na altura sofria de algum tipo cancro (leucemia, julgo, o que pró caso até nem importa) quererem agora cobrar essa ajuda como se um vencimento fosse. Não é bonito ver alguém querer reclamar por parte de uma entidade ajuda que as pessoas em nome individual deram para uma causa que viria a beneficiar o filho do atleta, qualquer ele que fosse, que naquela altura era funcionário da Maior potência desportiva deste país. Talvez, se o jogador joga-se no Alguidares de Baixo FC  a campanha não tivesse o mesmo sucesso, mas não se deve querer tirar proveitos da Solidariedade. Até poderiam estar a arreliados contra o cuspir no preto onde se come mas sobre o facto em particular enoja-me que tenha co-benfiquistas deste calibre. Portanto da próxima que estiverem para criticar o agora atleta d'Os Belenenses" aka "Bombo da festa" (former: "Rival de Lisboa") contenham-se e saibam dirigir e apontar as setas!

Era isto.

PS: Viram o Samaris ui que português de 1ª(sim eu sei que ele está cá pra jogar à bola e não pra ensinar os "castelhanos" a falar português
PS: Nós estávamos lá vimos o Aimar aquecer durante 75 minutos certo?

domingo, 28 de junho de 2015

Um grande "obrigado". Um "elogio" á loucura

Bernardo Silva, João Cancelo, André Gomes, Ivan Cavaleiro. O que poderia ter sido um projecto de uma grande equipa e ainda Paulo Oliveira e Ricardo Pereira por sugestão de um idiota da casa. poderiam ter formado uma grande equipa do Benfica espinha dorsal da equipa das quinas.

A grande promessa de João Vale é Azevedo chegou com 14 anos de atraso. Mas ainda assim um ano mais cedo do que deveria ter sido calhou que caiu nas mãos de um idiota que sedento da sua auto-propalada garganeirice de maior do mundo, afectado pelo síndrome "Ronald Koeman" não puderam vingar de águia ao peito. Isto a história virá a dar razão ou não o que é certo, para mim a decisão de vender a troco de alguns milhões de euros tal como se aventava na época passada que os acordos estavam feitos paras a venda dos 3 (45M) concretizou-se e virá a confirmar se para mim como um dos maiores erros do Presidente com o aval do já referido idiota. Espero que não entendam isto como um "cuspir" no prato onde se come, mas a história se encarregará de me dar razão!

Às vezes as revoluções chegam tarde demais aquilo que poderia ter sido a base de uma grande equipa durante largos anos foi apenas um cheirinho para aquela que acompanharam as  equipas de base. Hoje a caminho de se tornarem os campeões da Europa em sub 21 serão aquilo que as vitórias do real Madrid são para os Sportinguistas uma espécie de prémios de consolação.

O Perfume do pé esquerdo a limpeza defensiva a rapidez vertiginosa hoje estarão a ser exibidas numa SportTv perto de si mas longe do lugar onde deveriam ter sido exibidos e a nós resta-nos cheirar.

Que sirva de lição para as gerações vindouras de dirigentes.

Ao "idiota" armado em Durão Barroso" "obrigado" e boa noite!

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Última hora - Marco Silva despedido por justa causa - desenvolvimentos

Após ler na Sic Notícias que Marco Silva foi despedido por justa causa do Sporting por não ter usado o fato oficial do clube num jogo de uma eliminatória, Paulinho, o roupeiro do Sporting coçou a cabeça, exclamou "cum catano, a culpa foi minha, esqueci-me de lhe lavar as camisas!" e abandonou as instalações de Alcochete no carro do Tobias Figueiredo a alta velocidade, segundo fontes próximas.

As mesmas fontes sugerem que o roupeiro Paulinho já se encontra a negociar os termos do contrato com Luis Filipe Vieira.

Imagem roubada ao Sporting Comédia de Portugal

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Pizzaria Luzzo – Avenida da Liberdade, Lisboa


Localização: Rua de Santa Marta, 37A-B-C, Avenida da Liberdade, Lisboa
Cozinha: Italiana
Preço: 30,05€ (2 pessoas com: entrada, pratos principais, bebidas, sobremesa partilhada e cafés).










       


Almoço num Domingo solarengo, as avaliações no Zomato eram óptimas e lá decidimos experimentar, aproveitamos e reservamos mesa na esplanada.
O espaço é muito simpático, com uma decoração simples mas interessante e acaba por ser muito mais tranquilo que outras pizzarias de igual qualidade, um ponto a seu favor.
Comparando com outras pizzarias diria que o cardápio é ligeiramente reduzido, no entanto em termos de qualidade, e é isso que interessa, não ficam atrás de nenhuma outra.
Começamos por pedir umas azeitonas panadas (recheadas com anchovas), que estavam simplesmente maravilhosas. Para prato principal, a opção foi um pizza “siffredi” e um calzone “michele”, de comer e chorar por mais.
Massa fina, excelentes combinações de ingredientes e de óptima qualidade.
Para finalizar e porque se falava muito bem, partilhamos um cheesecake, saboroso mas nada de extraordinário.
Uma experiência muito agradável e para repetir, sendo os pontos menos bons a limonada com gengibre, que para mim, por ser muito forte não apreciei, e a demora no atendimento.

Para todos aqueles que gostem de pizza e estejam por perto, é um restaurante a visitar.


   







quarta-feira, 15 de abril de 2015

E quem não salta é Panteão

O Eusébio saltava, como uma papoila saltitante e já não salta mais. Mas a malta quer é sujeitos de estirpe intelectual no lugar do morto, lugar tão falado por causa do rei. A propósito do coro de críticas à colocação de "um gajo que anda a correr atrás duma bola" no panteão nacional, há uma reivindicação sobre um desejado que passou ao lado de muita gente mas que tem agora surgido como herói nacional numa propaganda de cor avermelhada: Aristides, o anjo do Kosher, de quem se diz ter salvo milhares de judeus utilizando o seu cargo de diplomata permitindo-lhes a fuga à morte anunciada. E se a acção pode ser documentada, já o porquê de o ter feito é deveras questionável. Boa vontade ou uma boa maquia, não há como saber, se bem que a máquina publicitária já eliminou a segunda hipótese. 

E agora, por causa do rei, cada vez que morre algum português, logo se levantam dois ou três, milhões, talvez, a dizer "se o Eusébio lá está...". Ainda agora morreu o Manoel Oliveira e por essa ordem de ideias tem lugar cativo ao lado dele enquanto a malta não se lembrar da quantidade de filmes, superior ao número de anos do senhor que já não morreu novo e que devem ter sido praticamente todos subsidiados pelo dinheiro do povo na proporção inversa à afluência de público nas salas de cinema onde os ditos cujos passavam.

O problema, na minha visão modesta mas pejada de razão em meu entendimento humilde que isto de presunção e água benta cada um toma a que quer, é a falta de heróis nacionais para alimentar o Panteão. É que a comparação com o pantera negra só está errada na atitude: não deveria ser na forma "se até o Eusébio lá está..." mas sim "se o Eusébio não, quem?".

segunda-feira, 13 de abril de 2015

13 de Abril - Dia Internacional do Beijo

Um beijo (do latim basium) é o toque dos lábios em outra pessoa ou objeto. Na cultura ocidental é considerado um gesto de afeição. Entre amigos, é utilizado como cumprimento ou despedida. O beijo nos lábios de outra pessoa é um símbolo de afeição romântica ou de desejo sexual.
Os mais antigos relatos sobre o beijo remontam a 2500 a.C., nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia. Diz-se que na Suméria, antiga Mesopotâmia, as pessoas costumavam enviar beijos aos deuses. Na Antiguidade também era comum, para gregos e romanos, o beijo entre guerreiros no retorno dos combates.
Era uma espécie de prova de reconhecimento. Aliás, os gregos adoravam beijar. Mas foram os romanos que difundiram a prática. Os imperadores permitiam que os nobres mais influentes beijassem seus lábios, e os menos importantes as mãos. Os súditos podiam beijar apenas os pés. Eles tinham três tipos de beijos: o basium, entre conhecidos; o osculum, entre amigos; e o suavium, ou beijo dos amantes. - http://pt.wikipedia.org/wiki/Beijo
Dizem que beijar exercita dezenas de músculos e queima até algumas calorias, liberta endorfinas responsáveis pela felicidade, ajuda também a reduzir o stress, aumenta a auto-estima e combate a depressão. 

O beijo de Titanic entre Kate Winslet e Leonardo DiCaprio e o beijo do filme a Dama e o Vagabundo foram alguns do beijos que foram eternizados pelo cinema.






sexta-feira, 10 de abril de 2015

Nova Rubrica - Comidas e Afins

Num blog onde se fala de tudo, resolvemos escolher um cantinho para dar umas sugestões sobre… comida!!! Pois é!!
Quantas vezes nos perguntamos, onde vamos jantar? Muitas e muitas vezes dizemos, o jantar é as 21:00H, mas aceitam-se sugestões de restaurantes… Estas dúvidas e incertezas, levam-nos frequentemente a acabar nos sítios do costume, sem variar, sem conhecer sítios novos e melhores…

E, embora actualmente já existam muitas soluções para resolver estas dúvidas que nos vão surgindo e a ideia não seja, de longe, inovadora, para ajudar nesta escolha, que nem sempre é uma tarefa fácil, deixamos aqui algumas dicas.

view my food journey on zomato!

sexta-feira, 27 de março de 2015

CONTRATA-SE



Professor universitário catedrático para escrever neste blogue em nome dos donos. Contrapartidas a negociar.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Um dia muito triste para mim


É o fim do sonho.

Dos milhares de treinadores de bancada,w que alguma vez passaram mais do que alguns meros dias colados há máquina e vidrados,  que com aquele brilhozinho nos olhos ousaram realizar a fantasia do miúdo que passa das camadas jovens para ser o nosso Coluna, o nosso Torres, o Humberto, Toni ,uma "GLORIA" muitos estarão hoje com cabis baixo. Neste jogo de probabilidades em que muitos sonhamos ser aquele miúdo. Quando finalmente alguns destes 14 Milhões de pessoas tem a sorte de ter a habilidade de poder jogar a bola a um nível que lhe permitiria alinhar pela equipa principal e vestir a camisola envergando o emblema que tantos monstros vestiram, .... o seu sonho é trucidado em favor de uma política económica que arrasa tudo á sua passagem, da valorização fútil em desfavor da formação de miúdos que sabem o que é ser Benfica desde pequeninos. 

É por isto que já digo que não basta ser superior a todos os outros nós devemos também ser o expoente máximo da verdade e não haver a mínima duvida sobre qualquer actividade, deve ser tudo limpinho, limpinho! Não se pode brincar com o limbo da verdade e dizer meias verdades. Basta. 

No Benfica, senhores, no Benfica dessas glórias todas, a história foi feita de homens e não de garotos! Isto é uma mancha que vai ficar para sempre no nosso passado.Eu já expliquei uma vez que não concordava com este rumo  e ao longo do tempo até tinha começado a tentar convencer me que este era o caminho, mas não é! O garoto devia ter tido a oportunidade jogar pelo seu clube e não teve. 

Este não é o Benfica ao qual as crianças pensam pertencer um dia.  Na meiga e dócil idade ninguém quer saber quanto paga o Benfica ou deixa de pagar isso são coisas que os pais ou as azeiteiras das irmãs ("Aveiras" isto é para vocês) pensam, os garotos não olham para o Benfica pensando que isto é fábrica de chouriços com toque de Midas, não! Eles querem é saltar lá para dentro e ajudar a ser ainda melhor.

O povo que faça o seu juízo,  eu já fiz o meu, este não é o meu Benfica. Não me basta ser primeiro é preciso ser o melhor em todos os sentidos, humanamente, economicamente,socialmente, culturalmente e desportivamente e tudo isto deve poder coexistir! 



Site Meter Site Meter