terça-feira, 11 de novembro de 2008

São Martinho

Então mas hoje não era para estar um dia de sol radiante?

Acho que isto se deve à enorme crise económica que se vive no mundo. Até o Verão de S. Martinho tende a desaparecer... pelo menos em Coimbra.
Quando andava na escola primária a professora mandou-nos fazer uma composição (era assim que se chamavam os textos na escola primária) sobre o S. Martinho, isto na parte da manhã porque de tarde ia haver um magusto. A história resumida é qualquer coisa assim: Martinho era um bravo soldado romano que num dia de muito frio e chuva (mais ou menos como hoje) ao regressar a casa após uma duríssima batalha passou por um pobre, com roupas já velhas e rotas, que lhe pediu esmola. Infelizmente ele não tinha nada pra lhe dar e pega na sua espada e divide a sua capa em dois dando uma parte ao pobre para o agasalhar. Nesse momento as nuvens desapareceram e o sol brilhou lá no alto como se de Verão se tratasse. E segundo consta este Verão de S. Martinho devia haver todos os anos.

Será que está a fazer alguma greve?




P.S.: e segundo a sabedoria popular hoje vai-se à adega e prova-se o vinho

2 comentários:

Anónimo disse...

Tudo muda..., até o clima! Mas vem tudo a dar certo. A crise é mesmo muita, as castanhas não as há e as poucas que se vão encontrando por aí estão pela hora da morte!!! Já lá vai o tempo dos magustos nas escolas, a ida às matas para se apanhar a caruma e com ela se fazer a fogueira e assarem-se as castanhas... No final fazia-se uma roda à volta da fogueira cantando e rindo e terminava-se a tarde, todos, com farruscas por todo o lado. Até eu, a professora, me deixava enfarruscar... Belos tempos!!!

Anónimo disse...

'Até eu, a professora, me deixava enfarruscar.'

Cuidado com as afirmações.
Podem ser entendidas de várias formas, sobretudo, por alguns anormais.

ciau

Site Meter Site Meter