terça-feira, 18 de agosto de 2009

Competições europeias

Vamos supor, vá lá, que eu sou do Benfica. Como tal, é impossível para mim ser do Benfica ao fim-de-semana, ser do Sporting à 3ªfeira e do porto à quarta. Dizem que temos de torcer pelas equipas portuguesas, quanto mais não seja por causa dos pontos na uefa. Mas para quê que nos servem esses pontos? Para quê que queremos ter mais equipas na liga dos campeões? Isso tem sido uma desgraça para o futebol português.

Da maneira como as coisas estão, o segundo lugar no campeonato dá acesso à liga dos campeões. Esse 2º lugar passa a ser, por si só, um objectivo para as equipas, o que desvirtua o campeonato. O objectivo de um campeonato é fazer o maior número de pontos possíveis e chegar ao primeiro lugar. Quando um clube se contenta sistematicamente com um segundo lugar, o campeonato perde competitividade, perde emoção, perde interesse.

O que deveria ser feito, era dar o lugar na liga dos campeões ao 1º classificado, e se houver mais lugares para as eliminatórias da champions, distribuí-los pelos vencedores das diversas competições portuguesas. Isto faria com que o campeonato melhora-se, e faria com que as equipas tivessem maior interesse em esforçar-se nas competições menores, a taça de Portugal e taça da liga, que deixariam de ser competições para fazer rodagem de jogadores e passariam a ser seguidas com maior interesse por parte dos adeptos e patrocinadores. Para alem disso, os lugares que realmente interessam eram dados aos vencedores das competições, acabando com vitórias morais do 2ºlugar, que só deveria servir para atribuição dessas vagas quando existe uma equipa a conquistar varias competições.

Assim, ganhávamos todos, só perdia o Sporting:
“O Sporting tem se resignado a ficar em 2º lugar e fica muito contente (…)Eu fico contentíssimo pelos últimos 8 anos do Sporting, terem agradado aos Sportinguistas (…)” Rui Moreira, comentador no Trio d’Ataque, adepto do FCP

5 comentários:

Unknown disse...

meu amigo.. s foss como tu dizes, entao viamos o FCP sempre na champions, e o benfica nem na liga europa lhe ponhas a vista..

formatted error free disse...

se assim tiver que ser, que seja

Tango disse...

entao, o campeao da liga iria à champions, e o vencedor da taça, à liga europa, caso fosse o mesmo, à europa iria o finalista vencido da taça..


nao axas que dps ficaria uma competiçao europeia mt curta com pcs equipas? e assim a competiçao europeia seria menor,

formatted error free disse...

tens o vencedor do campeonato, o da taça da liga e o da taça de portugal.se mais lugares nas competiçoes europeias houverem teriam de ser distibuidos pelos vencidos dessas 3 competiçoes.

e mesmo assim, normalmente so vao 4 equipas portuguesas as competiçoes europeias. as outras sao logo eliminadas nas pre eliminatorias

Ninja... disse...

eu por acaso etá que tb concordava com isso... competiçoes europeias só mesmo para quem ganha-se... ficar em 2, 3, ou 4 lugar nao é ganhar :P s porto ganha-s +q 1 trofeu num ano (que é o mais habitual dos ultimos anos) entao ia-se a quem vinha a seguir...

e tipo era criar tb uma liga da europa (champions) a taça da europa ( uefa agora taça europa XD) e criar uma nova taça da liga da europa (XD lol) em que só participavam mesmo quem ganha-se a respectiva competiçao no seu pais.. com possibilidade de mesmo que equipa ganha-se as 3 no pais pudesse participar tb nas 3 da europa XD
aí sim.. é que era uma festa :P

(meio gozo mei a serio acho que mostrei que até concordo com ideia :P)
qd é que voltas p cbr p estudar???

Site Meter Site Meter