quinta-feira, 29 de abril de 2010

A sportinguização do Barcelona


A dita aposta na formação de jogadores tem de ser feita racionalmente. Um jogador jovem, saído dos juniores não pode ter o mesmo nível de “sabedoria” dum outro com uma idade superior. Não está em causa se o júnior terá qualidade no futuro para representar a equipa. O que está em causa é a sua utilização para além daquilo que será o mínimo indispensável para o seu crescimento enquanto jogador.


Esta aposta na formação só dá resultado se for feita pondo a jogar um jovem da formação numa equipa formada por jogadores experientes. Não se pode pegar em 2 ou 3 miúdos e mete-los a jogar no meio dos grandes e esperar que eles consigam ter um rendimento que permita ganhar jogos. Ainda para mais em jogos onde a competitividade é muito grande e cada má decisão pode custar golos.


Ontem o Barcelona não foi capaz de passar a eliminatória da liga dos campeões. Tinha a jogar de inicio 2 jogadores deste tipo: Pedro e Busquets. São grandes jogadores, mas não se pode apostar neles para ganhar a equipas feitas e experientes esperando que resolvam as coisas como se já lá jogassem há anos. E depois, quando as coisas estavam a caminhar para o fim com a eliminatória a fugir, entraram Jeffren e o Bojan. E o Barcelona foi eliminado. Mesmo jogando o melhor futebol da Europa.


Os clubes que se dizem lutar por campeonatos, ligas dos campeões e coisas desse género não se podem dar ao luxo de fazer apostas na formação e pô-los a jogar aos molhos esperando que assim consigam ganhar. Remotamente, poderá acontecer surgirem uma fornada de miúdos que efectivamente saibam jogar á bola como os mais velhos, mas isso é muito raro. E a aposta continuada nesse esquema leva á ruína. Que o diga o Ajax. E, nós por cá, temos o Sporting, com o tal orgulho na academia, que mais não serve para ganhar umas taças de vez em quando, mas que são ridicularizados quando jogam lá fora.


Um jovem acabado de sair da formação, tudo bem, mais do que isso é perder coisas.

4 comentários:

n ves a bola disse...

Pedro 23 anos
11 jogos 08-09
40 jogos 09-10

busquets 21 anos
32 jogos 08-09
40 jogos


chamas a isto pouca experiencia?

o q diras do coentrao, ramirez, david luiz, etc

so nao ve qem nao qer disse...

compara o q o barcelona ganhou quando o pedro fez apenas 11 jogos com o q o barcelona ganha qnd o pedro faz 40

manso é a tua tia disse...

sim, o pedro tudo bem agora o busquets ja no ano passado era titularissimo.

tens de assinar a sporttv. nao pode ser so futsal no benficatv.

louça disse...

ora aí está...o ano passado era so um. mais do que isso estraga

Site Meter Site Meter