terça-feira, 4 de maio de 2010

Futebol na TV dos pobres


Ao que parece a RTP vai pagar 20 milhões de euros para ter os direitos de transmissão de 60 jogos em 2 anos. Os jogos que são transmitidos pela RTP, são sempre os jogos em que intervém um dos 3 grandes. Fazendo umas contas por alto, a RTP vai pagar 10 milhões por ano por 30 jogos.


Ora, se a RTP tivesse de pagar esses jogos a um dos 3 grandes directamente, sem a existência do intermediário Joaquim Oliveira e sportv, como cada clube tem apenas 15 jogos em casa, receberia 5 milhões de euros. Como desta maneira poderia transmitir os jogos grandes, os “clássicos”, esse valor tenderia a ser um pouco mais alto. Como se sabe, os 3 grandes recebem á volta de 8 milhões de euros da sportv para a transmissão dos seus jogos, por isso o valor de venda á RTP seria de valor idêntico.


O Benfica e a sua direcção têm feito menção à negociação desse preço por valores mais elevados. Ora, a RTP vai pagar 10 milhões de euros por época (30 jogos), valor esse considerado exagerado. O Benfica tem 15 para vender e quer vender por muito mais dinheiro. Haverá alguém para os comprar a esse preço?


Por outro lado, a Sportv gasta uns 25 milhões de euros por ano para transmitir os jogos em casa dos 3 grandes. Depois consegue vender á RTP por 10 milhões 30 jogos, jogos esses que também transmite e em que não entram os clássicos, e esses dão mais dinheiro. Assim, a transmissão dos jogos custa á sportv 15 milhões de euros, 5 milhões por clube.


A sportv tem uns 500 mil assinantes, que pagam 25 euros por mês. Supondo que desses 500 mil assinantes, apenas metade a pagaria se não houvesse outra programação para além dos jogos de campeonato dos 3 grandes, a sportv ganha por ano 75 milhões de euros. Então, à custa do futebol dos 3 grandes, a sportv lucra uns 60 milhões de euros, ou seja, 20 milhões por clube. Se calhar ainda há margem de manobra para que os clubes possam ganhar mais uns trocos.

Sem comentários:

Site Meter Site Meter