quinta-feira, 17 de março de 2016

Footall / Championship Manager



Sempre fui um fã do jogo. Comecei, salvo erro, com o Championship Manager 95/96 que só dava para jogar as ligas Inglesa e Escocesa. Lemro-me que comprei o jogo em saldos, portanto aí um ano ou dois depois de ter sido lançado. Na altura andava maravilhado por ter descoberto que o Jimmy Floyd Hasselaink tinha jogado no Campomaiorense e no oavista. Era ele que eu queria juntar ao Dennis ergkamp no ataque do Arsenal, mas não o consegui descorir nem no oavista nem no clue da Delta Cafés. A seguir joguei o 97/98, já com a liga Portuguesa e a partir daí foi sempre a somar. Acompanhei toda a separação do Nome e da ase de dados, a passagem da Eidos Interactive para a Sega e mantive-me no Footall Manager até ao 12. Aí deu-se a primeira interrupção – Já não joguei o 13. Não sei o que pesou mais, se a falta de tempo se a desilusão com o modelo que estava a ser desenvolvido mas julgo que o segundo teve mais influência, porque um tempinho arranja-se sempre. Depois tentei voltar, com o 14, aos velhos tempos mas sem sucesso. O jogo deixou de ser o que era, o importante deixou de ser a parte de fazer grandes negócios e ter os melhores jogadores para os distribuir naquelas táticas e arranjar forma de humilhar cada adversário. O importante agora, para além da perda de tempo de quem desenvolve o jogo na parte gráfica e no 3D (que sempre fiz questão de não utilizar e ver o jogo no 2D das caricas, à treinador, não à espectador) um gajo quase que passou a ter de ser psicólogo para não amuar os jogadores porque um John Terry deprimido não consegue tirar uma ola ao Hélder Postiga. Então a partir do 14 aandonei o projeto e iniciei-me no Tetris e Minesweepper. Mas tal como o Paul Scholes, ou melhor, como um Matias Almeyda desta vida, não consegui ficar muito tempo afastado daquilo e instalei o Championship Manager 01/02. O que me leva a perguntar porque raio é que terminaram a cena de definir o posicionamento com ola e sem ola dos jogadores. 

Épá pessoal que faz o jogo sae-se lá para quem jogá-lo, não é que a malta não goste de evoluir e conseguir tornar a experiência mais realista possível, mas foquem-se no essencial: ter os melhores jogadores e arruma-los numa táctiva para dizimar adversários e conquistar títulos. Não quero saer dos sentimentos dos jogadores, nem das conferências de imprensa, nem dos empresários nem de ver o jogo em 3D. O 01/02 com ase de dados atualizada está om. Se quiserem acrescentem as caricas. Origado.

1 comentário:

RedAtheist disse...

Desculpa la mas talvez precises de umas aulas de Portugues.Quanto ao jogo eu concordo em parte contigo, mas compro a nova versao todos os anos.

Site Meter Site Meter