segunda-feira, 18 de julho de 2016

Evolução dos títulos dos 3 grandes


O gráfica acima apresenta a evolução do número de títulos ganhos pelos 3 grandes nas provas oficiais de futebol nacionais e internacionais. Por curiosidade, os traços verticais marcam o ano em que cada actual presidente entrou em funções.  

A entrada de Pinto da Costa mudou muito o panorama, numa primeira fase a "roubar" os títulos ao Sporting - nota-se que a evolução do número de títulos do Benfica não abrandou inicialmente - e depois acabou por "roubar" também os títulos ao Benfica, até ter acabado mesmo por superar o Benfica em títulos conquistados até...à entrada em funções do novo presidente do Sporting, que "coincide" com a ausência de conquista de títulos por parte do Porto. O início dos mandatos de Luís Filipe Vieira também fica explícito na evolução de títulos do Benfica. 

No gráfico abaixo, pode-se ver a mesma evolução de cumulo de troféus, mas sem contar com títulos de um só jogo, vulgo supertaças. É notório o decréscimo de pecúlio por parte do Porto se não existissem esse tipo de troféus.


Sem comentários:

Site Meter Site Meter