sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Cat Fight: Fernanda Câncio e Mariana Mortágua

Nunca fui de parar na estrada para ficar a olhar o acidente e a desgraça alheia. Mas confesso que ultimamente não resisto a ler artigos de opinião da Fernanda Câncio (jornalista, namorada de José Sócrates, que escreveu um artigo de várias páginas na revista Visão a jurar que não sabia de nada).

Depois de já lhe ter feito umas observações no caso do livro do José António Saraiva, não resisto a comentar outra crónica dela hoje sobre a Mariana Morgado, personagem que tem ideias que profundamente desprezo mas acho relativamente bonitinha - uma carinha laroca, vá, além de eloquente e atrevida, o que é de louvar.

Diz no final da crónica a Fernanda: "...Aliás, num livro publicado em 2013, o ex-dirigente do Instituto da Segurança Social Miguel Coelho identificou beneficiários dessas pensões que auferiam ao mesmo tempo reformas (provavelmente do estrangeiro) de mais de 4000 euros. Não existindo, ao contrário do que sucede com o CSI, qualquer controlo da necessidade dos que recebem pensões mínimas, não é impossível que entre eles haja quem detenha imóveis de mais de 500 mil euros. Das duas uma: ou Mariana Mortágua não sabe disso, e devia saber, ou sabe e está a fingir que não. Em qualquer dos casos não tem desculpa: é demasiado inteligente e capaz para estas figuras."

 O que me move é precisamente a parte que sublinhei acima. Toda a gente sabe somar dois mais dois, e a Fernanda também sabe, o problema é que só o faz tratando-se de outras pessoas. Esta frase, que a senhora Câncio aplica à Mariana, pode muito bem ser aplicada à Fernanda Câncio no seu caso com o ex primeiro ministro, quando desmentiu ter sabido ou sequer imaginar que a vida que ele levava era condizente com os rendimentos declarados e legais que receberia. Ela é jornalista!! Por isso, das duas uma: ou Fernanda Câncio não sabia daquilo, e devia saber, ou sabia e está a fingir que não. Em qualquer dos casos não tem desculpa. (Quanto à inteligência ou falta dela em ambas as moças, não tenho opinião totalmente formada sobre o assunto - mas se tivesse de apostar...)

Sem comentários:

Site Meter Site Meter