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No dia 9 de Novembro de 1989 o muro finalmente veio a baixo...
Com a queda do muro e a abertura das fronteiras na Alemanha abriu-se também o caminho para os barulhentos e antiquados Trabant, um ícone da Alemanha de Leste, enchendo em poucos dias as ruas e estradas da Alemanha.
O Trabant foi produzido desde 1957 a 1991 na então Alemanha de Leste, onde era o carro mais comum, e exportado também para outros países do bloco comunista. Os argumentos de venda eram essencialmente práticos: nele cabiam quatro adultos e bagagem, numa carroçaria compacta, leve e durável. Com o tempo, o Trabant acabou por se tornar símbolo da tecnologia e da economia obsoletas da Alemanha de Leste. Ainda assim, num tempo em que o automóvel passou a ser quase o maior amigo homem, o Trabi deixou saudades. Com a produção interrompida logo a partir de 1991, tornou-se um carro de culto e de colecção – um objecto de afecto que recorda para sempre um dos grandes momentos da história recente da Alemanha.
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P.S.: podemos dizer que o muro foi dimensionado para um tempo de retorno de 20 anos
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