sábado, 29 de dezembro de 2012

Benfica - 1ª década de 2000 – Guarda Redes II


O velho estádio da luz encheu em Agosto de 1999 para se despedir do melhor guarda redes do mundial de 94 e 80 mil benfiquistas foram ver quem é que o novo treinador, Jupp Heynkess, trazia para o substituir. A primeira escolha foi Bossio, mas nesse mesmo jogo de apresentação já se ouvia nas bancadas “volta Prodome” tal era a qualidade do argentino.
 
Bossio, que segundo julgo saber foi o primeiro jogador argentino a ser chamado à selecção enquanto jogava na segunda divisão argentina, foi imediatamente relegado para o banco dando lugar a Enke. E Enke não desiludiu – fez 3 épocas como titular indiscutível (33, 32 e 28 J) e no fim da terceira tinha as melhores equipas da Europa atrás dele. Sabendo-se da sua vontade em sair, os últimos jogos do campeonato foram já feitos por Moreira, que vinha da formação. Enke seguiu para o Barcelona, onde ia sendo esbofeteado por um dos irmãos de Boer depois de ter sido dado como culpado duma eliminação do Barcelona na taça de Espanha por uma equipa doutra divisão. Saiu do Barcelona em desgraça mas voltou às boas exibições e conseguiu chegar à baliza da selecção alemã, onde se calhar hoje era titular.

 


Moreira arrancou a época 02/03 a titular e fez mais duas como titular absoluto com Camacho (10, 31, e 46 J). O Real Madrid tinha o Casillas, o Barcelona tinha o Valdéz e o Benfica tinha o Moreira, quando era moda as grandes equipas da europa terem um guarda redes titular vindo da formação. Na época de 2003/04 teve a sua maior glória quando ganhou a taça de Portugal ao FCP de Mourinho que depois ganhou a liga dos campeões. Arrancou a época seguinte a titular com Trapattoni, mas depois duma derrota com o Belenenses por 4-1, Trapattoni trocou de guarda redes e foi Quim, contratado nessa época ao Braga que jogou a segunda metade da época em que o Benfica terminou com o titulo de campeão.

Sem comentários:

Site Meter Site Meter