sexta-feira, 5 de abril de 2013

tribunal constitucional, e depois?

Gosto da ideia de haver um tribunal constitucional. Um grupo de Juízes, doutos, tipo corujas, sábios, pessoas com óculos e barbicha no queixo que fazem cumprir uma série de regras previamente estabelecidas como garante do bem comum. 

Ora bem, o que se passa é o seguinte: na minha ignorância, julgava que se, por exemplo, eu violasse a constituição, ia preso. Ou, por outras palavras, e metendo tudo no mesmo saco, como a minha ignorância permite: Existem regras, leis. Posto isto, se eu for apanhado a 140 km/h na autoestrada, posso argumentar com o polícia que eu acho o limite de 120 km/h muito baixo e por isso posso ir a 140? Será que depois dessa discussão iríamos a um tribunal ver quem é que tinha razão - eu ou a lei que garante o bem comum? Será que se o Julgador decidisse que eu não tinha razão e estava mesmo a violar a lei, me deixava sair do tribunal com um pedido de desculpas e uma promessa de não voltar a passar os 120? Será que me livrava da multa? 

Estou cansado de tanta pergunta, vou dormir.

Sem comentários:

Site Meter Site Meter