quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Chuta, pá! Chuta!

Por Ferreira Fernandes
 
Se calhar, Cristiano Ronaldo é mesmo de natural boa índole - e o facto é que não foge aos impostos como o seu adversário maior. Mas, nisto de ser e parecer, vale sempre a pena ter um bom assessor de imagem. Já repararam no percurso sem falha que ele tem feito este ano? Quando Mourinho saiu do clube comum, foi deselegante com Cristiano Ronaldo e, querendo dizer que falava do brasileiro Ronaldo, o Fenómeno, especificou: "Ronaldo, o verdadeiro." O português não deu bola à polémica. Depois, sobre a Bola de Ouro que este ano, para ele, é uma questão de vida ou de morte, Cristiano Ronaldo teve as palavras certas: não é uma questão de vida ou de morte. Se sim, muito contente, se não, paciência: "Ficar contente ou triste é a lei da vida." 
 
A qualidade da atitude deste Cristiano Ronaldo está nas pequenas frases que tem, certas. Entre o Quim Berto que diz "o Quim Berto acha" e o Valdano que escreve como um bom romancista, Cristiano Ronaldo encontrou o lugar certo: fala como Zidane recebia a bola. Depois foi o discurso na homenagem ao seu "pai no futebol", Alex Ferguson. Tudo certo e comovente. Agora, foi a carta ao tribunal que julga o fã que saltou para o relvado em Miami e, sendo estrangeiro, arrisca a expulsão... 
 
Não sejamos ingénuos, nos casos raros em que distribui o génio, o destino só dá um por pessoa. Então? Se Passos ou Seguro descobrem quem aconselha Cristiano Ronaldo ainda nos arriscamos a vê-los interessantes.

«DN» de 18 Dez 13 

As mudanças de comportamento para melhor, seja por que razões forem, são sempre objectivamente boas. Ronaldo mudou - de discurso, de comportamento - é um facto. Realmente, dá ideia que o próprio Ronaldo se convenceu de que não ganhava a Bola de Ouro pelo seu comportamento e atitudes fora de campo, ao contrário do génio Messi que para além de saber dar os toques na bola tinha um nível de bazófia muito inferior. Acontece que Ronaldo está enganado. Ronaldo perde para Messi porque o Messi é melhor do que ele a jogar à bola e isso nenhuma mudança de discurso pode mudar.

Quanto à Bola de Ouro, como o próprio Ronaldo (talvez num lapso de linguagem ou falta de aconselhamento) disse, seria bem entregue ao Ribery. 


 

Sem comentários:

Site Meter Site Meter