sexta-feira, 3 de novembro de 2017

o campeonato português

Aqui há tempos o Manuel Machado queixava-se que em Portugal haviam os 3 grandes e o resto era carne para canhão. Há uns meses atrás diz que na conferência de imprensa de antevisão num jogo do Rio Ave para a Taça da Liga apareceu só um jornalista. Agora parece que aconteceu o mesmo ao Desportivo das Aves para um jogo do campeonato. 

Ora bem, o campeonato nacional da primeira divisão tem 18 clubes. E é suposto haver público/consumidores para todos eles? Não! 

Há uns anos o Alberto João Jardim tentou unir todos os clubes da Madeira - será que não tinha sido uma boa ideia? Será que uma Madeira unida não faria frente aos 3 grandes? A região do Porto tem neste momento 5 clubes na Liga NOS, para além do FCP tem Rio Ave, Aves, Paços e Boavista. A divisão de elite do futebol português ainda hoje está a competir a nível de bairro, em vez de competir a nível regional. Num campeonato com 10/12 equipas a 4 ou 3 voltas, cada jogo seria muito mais importante e impactante na classificação final. Será que um jogo entre os tipos de Viseu contra os tipos da Madeira não era mais atrativo do que um jogo entre o Nacional e o Tondela?

Enquanto não reformarem os quadros competitivos a nível nacional e isto estiver entregue ao maior ou menor poder de cada Associação episódios como aqueles vão ser repetidos. Assim como populismos de aumento de equipas na primeira divisão só para ganhar votos na eleição para a Liga.

Proporcionem-nos um jogo entre o Algarve e Braga. Entre Aveiro e Setúbal. Entre Castelo Branco e Vila Real. Deixem a Madeira ir à Champions. Portugal não é só Lisboa e Porto pá.

Sem comentários:

Site Meter Site Meter