segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O segundo

Se pelo título pensavam que ia escrever sobre o Sporting, estão muito enganados. Podem ir ler as crónicas do professor Marcelo ou do outro, pode ser que tenham mais sorte.
Hoje vou escrever sobre o tipo de engenheiro que quero ser.
À saída do DEC, eu, futuro engenheiro posso ser rotulado de quatro maneiras: o bom, o mau e o assim-assim (enganei-vos, eram só três).
Os bons são logo captados para as grandes entidades empregadoras do sector, assinando contratos milionários, mais ou menos ao nível do Mourinho. E eu vou ser um desses, um rockstar da engenharia.
Os assim-assim vão polvilhar todas as autarquias de lés a lés do país. Estou certo que hei-de encontrar muitos deles por aí recostados nas suas secretárias ocupando um tacho qualquer e a viver à custa dos impostos de todos nós.
E por fim os maus. Como diz a plebe, quem sabe faz, quem não sabe, ensina (e como diz o Octávio Machado, vocês sabem de quem é que eu estou a falar…). Excluo deste grupo aqueles que após anos de experiência de trabalho com os Zé Manéis da construção sabem que, na realidade, os coeficientes de segurança não passam de coeficientes de cagaço.

Imediatamente antes de se tornarem engenheiros, passam por uma fase de aprimoramento de conhecimentos, um verdadeiro “tratamento de choque” que é dado após a escolha do perfil. Eu vou ser bom em qualquer perfil que escolha, seja no das toupeiras, no dos turbulentos, no de contar carros, no de medir o diâmetro dos capacetes ou no de dimensionar parafusos.
O problema é o sectarismo entre eles. Ser de um perfil é como fazer parte de uma seita. Um gajo de determinado perfil só fala com os outros membros desse perfil, só almoça com os membros desse perfil, só se senta no bar com os membros desse perfil e só sai a noite com os membros desse mesmo perfil. Se houver gajas no perfil, ficam só para os gajos desse perfil.

Como devem ter percebido pelo lixo colado aos pilares do nosso departamento, houve eleições para alguma coisa. Certamente alguém falou com vocês para vos suplicar pelo vosso voto, tentando-vos comprar com flores ou com baralhos de cartas (acredito que o baralho de cartas seja muito mais útil). Felizmente, esses caciqueiros já voltaram a hibernar. Não se preocupem com o estado de saúde dos mesmos, eles voltarão a aparecer na primavera, com as andorinhas e as próximas eleições.
Com tristeza minha, entre tantos partidos políticos a apoiar as listas, não consegui encontrar a que fosse conotada com o partido Os Verdes.

Contava utilizar a palavra contubérnio neste texto mas não houve oportunidade. Talvez quando pertencer a um perfil.
Ao contrário dos meus colegas cronistas, eu não agradeço ao director Rodrigues, ele é que me agradece a mim.
É tudo, Bom Natal e não se engasguem com o bolo-rei.

Qualquer reclamação ou insulto que desejarem fazer, vão ao extremamente espectacular e melhor que os outros blogues todos (incluindo o do núcleo e o fórum civil) www.aquifalasedetudo.blogspot.com

7 comentários:

Director Executivo disse...

Não se esqueçam que vai começar a vossa prova no Campeonato Nacional de blogues esta jornada. Queiram postar a equipa no http://bnrb.blogspot.com/

Boa sorte.

Anónimo disse...

não dizem nada de jeito. so se compreende este tipo de artigo pra tentar fazer rir as pessoas. de resto, não dizem nada de jeito. nem o tao afamado edgar preto nem as outras cronicas do pilar.

Anónimo disse...

fdx oh chico

deves querer apanhar!!!

respeita os outros.

Manuel Alvarengas disse...

Bom blog não sei para onde escrevem mas os textos têm boa uma pitada de senso de humor regados com um bom bocado de ironia. Continuem com o bom trabalho

Anónimo disse...

Não só é engraçado como aborda problemas do DEC. Não concordo nada contigo tchico, granda cromo

Anónimo disse...

ei ei...i wanna be a ROCKSTAR...

é a musica dakeles americanos k foram corridos de paredes de coura à pedrada. não é?
akele loiro de barbixa e cabelo comprimido.

do best

Anónimo disse...

ooo kero é receitas do chef ...

quero jantar, mas queria comer algo diferente de frango com cerveja (ja k na ultima semana foi sempre este franguinho ao jantar) k ja enjoei.

o que me aconselha o chef??

do best

Site Meter Site Meter