terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Xutos e Pontapés - 30 ANOS


Foi no dia 13 de Janeiro de 1979 que os Xutos deram o seu primeiro concerto na sala Alunos de Apolo com Zé Leonel na voz, Zé Pedro na guitarra, Tim no baixo e Kalú na bateria. Em 81 a banda ganha um novo guitarrista, Francis, mas perde Zé Leonel e Tim assume então o microfone. Em 1982 e depois de lançarem os singles "Sémen" e "Toca e Foge", verdadeiros êxitos, lançam o primeiro álbum "78/82". João Cabeleira entra em 83 após saída de Francis e Gui em 84.
Os Xutos atravessaram fases complicadas como no início da década de 90 quando Tim integrou os Resistência ou com a saída de Gui, embora regressasse mais tarde, mas conseguiram sempre passar por cima e hoje são os maiores. Nunca uma banda de rock portuguesa durou tanto tempo, nunca uma banda de rock portuguesa juntou tantos fãs. São os Xutos.

Em 2004, ano em que completaram 25 anos de carreira, foram agraciados pelo Presidente da República Jorge Sampaio com a Ordem do Infante D. Henrique.

Quando era pequeno o meu pai tinha uma carrinha Ford Transit azul e lá dentro andava uma cassete que tinha a "Minha Casinha" lembro-me de a pôr a tocar vezes seguidas e voltar a rebobinar mais uma vez e estar sempre a passar a casinha vezes sem conta.


Deixo aqui a "Minha Casinha" ao vivo em 88, quando eles ainda eram novos.


Um novo álbum está quase aí.



P.S.: O Cristiano é o maior!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Há aí alguns tipos que gostam de cortar na casaca dos amigos (ou melhor...colegas) com declarações falsas, que apenas tentam enxuvalhar as pessoas sem escrupulos e sem sentimento! Numa tentativa clara rebaixar os outros para se sentir um pouco melhor consigo mesmo! Para tentar eskecer a tristeza k é!

Uns xutos e pontapés na carola nao te faziam nada mal.

O sucesso faz muita confusao.

Anónimo disse...

Em 88 ja eu tinha 2 anos!

Anónimo disse...

ATENÇÃO: o comentario nao era para o markituz.

GuilhRod disse...

Grandes Xutos, têm é de lançar mais álbuns e mais frequentemente... 30 anos 11 álbuns dá muita repetição e para quem, como eu, tem cerca de 5 oportunidades por ano de os ver acaba por ficar cansado e não dar o devido valor e esta grande banda.

Ab

Anónimo disse...

Ai se ele cai....

vai-se partir...

meu coração...

vai-se partiiiiiiiiiiiiiirrrrrrrrrrrrrrr...

QUE RAIO DE LETRA É ESTA?

Kaz Patafta disse...

Isto agora tá a ficar interessante é só ameaças e tudo

Como diz o Fernando Mendes

é um espectáculo

Anónimo disse...

ameaças??? onde??? palestina?
israel??

Site Meter Site Meter