segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Já não tens é Co-incineração


No princípio (era o verbo, eu sei) eram as lixeiras…

Diz o pessoal do ambiente (que são rapazinhos para saberem disso mais do que eu, o que também não é dificil), e eu acredito, que a co-incineração é a melhor forma de tratar os resíduos tóxicos e perigosos. Mas ninguém quer a co-incineração. E ninguém a quer porque, para se incinerar alguma coisa, é preciso ter o que incinerar, e o que é para incinerar são os resíduos perigosos.

Cada vez que se fala em resíduos perigosos, a nossa mente faz logo umas ligações manhosas, que no fim acaba a apontar para Chernobyl. E como co-incineração é sinónimo de Chernobyl e ninguém gosta de Godzillas, o pessoal dispensa a co-incineração.

E qual será a alternativa à co-incineração? Ninguém sabe responder muito bem à pergunta, e como tal, deixa-se ficar tudo como está. E como está, dizem os senhores do ambiente, está mal. Mas como o que os olhos não vêem o coração não sente, passa a estar tudo bem. Porque no fundo, ninguém está contra a co-incineração. O problema é o “not in my backyard”.

Ora, a co-incineração só pode ser feita nas cimenteiras, para aproveitar os fornos que vão fritar os bichinhos todos. Como tal, não restam assim tantas opções para fazer a co-incineração. E as populações que se queixam de ter a co-incineração à porta de casa, não se podem esquecer que antes de se lá fazer a co-incineração, já lá estava a cimenteira, e os filtros das chaminés e essas coisinhas todas que protegem as pessoas da poluição e lhe minimizam os efeitos não foram inventadas no tempo dos dinossauros. Podem dormir descansados, que se tivesse de haver algum Godzilla, este já estaria vivo há algum tempo, e não há-de ser por causa da co-incineração que vai passar a existir.

Portanto, e como diz o homem da capital das aldeias da beira, “don´t be such a pussy” e deixem de reclamar, que, mais dia, menos dia, vão mesmo ter a co-incineração à beira do quintal lá de casa. E pior do que o que estão agora não hão-de ficar.


.

1 comentário:

Anónimo disse...

E disseste bem: Pior do que estão agora não hão-de ficar..., e além disso há Godzillas e Godzillas! É uma questão de gosto!!!

Site Meter Site Meter