domingo, 28 de setembro de 2008

100 anos do Ford Model T


Foi em 27 de Setembro de 1908 que a Ford começou a produção do seu modelo mais carismático, o Ford T. A produção arrancou neste dia e a sua comercialização teve início três dias depois, a 1 de Outubro e só terminou em 1927 depois de já circularem por todo o mundo mais de 15 milhões de unidades.

Foi o produto que popularizou o automóvel e revolucionou a indústria automobilística tendo sido eleito o Carro do Século XX. A fabricação do T ganharia um notável incremento a partir de 1913, quando Henry Ford, inspirado nos processos produtivos dos revólveres Colt e das máquinas de costura Singer, implanta a linha de montagem e a produção a produção em série.

Com estas inovações, em vez de um operário ficar responsável pela produção de todas as etapas de um carro, várias pessoas ficavam responsáveis pela produção de etapas distintas de vários carros. Henry Ford criou um engenhoso sistema de esteira, que movimentava o carro em produção em frente aos operários, para que cada um executasse a sua etapa. Isto aumentou em muito a produtividade, pois um carro ficava pronto a cada minuto.

O Ford T era ainda muito versátil tendo existido várias versões desde sedan, coupé, pick-up e até camião. Qualquer um era capaz de o conduzir ou consertar sem necessitar de motorista ou mecânico.


É sem dúvida uma data em que se comemora a revolução da indústria automóvel e que este blog não poderia deixar passar em branco (apesar de hoje já ser dia 28 e de haver notícias igualmente importantes, como a vitória do Glorioso, para comentar).





P.S.: 2-0!! Reyes e Sidnei

Sem comentários:

Site Meter Site Meter