segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Se aqui se fala de tudo...então falemos do nosso orgulho...

UNIVERSIDADE DE COIMBRA SOBE NO RANKING DO THE TIMES E CONTINUA A SER A ÚNICA PORTUGUESA ENTRE AS 400 MELHORES UNIVERSIDADES MUNDIAIS

Suplemento sobre Ensino Superior do jornal britânico The Times publica um dos mais conceituados e abrangentes rankings mundiais, confirmando a Universidade de Coimbra como a melhor instituição universitária em Portugal.

Pelo quarto ano consecutivo, a Universidade de Coimbra é a instituição de Ensino Superior portuguesa mais bem cotada no ranking do jornal The Times, mantendo-se, à semelhança do ano passado, como a única a surgir entre as melhores 400 do mundo. O ranking publicado pelo suplemento sobre Ensino Superior daquele jornal britânico destaca ainda a Universidade de Coimbra como a terceira melhor da lusofonia e a sexta melhor da Península Ibérica.

Apesar da queda das instituições portuguesas neste ranking nos últimos três anos, que aconteceu em paralelo com o desinvestimento do Estado no sistema de Ensino Superior, a Universidade de Coimbra consegue, em 2009, contrariar esta tendência: sobe do 387.º para o 366.º lugar, a nível mundial, e do 169.º para o 166.º, a nível europeu. As causas têm sido apontadas pelos responsáveis pelo ranking: o envolvimento com a comunidade e consequentes benefícios mútuos, a cooperação internacional, particularmente com os países lusófonos, e o intercâmbio cultural, científico e técnico com diversas instituições portuguesas e estrangeiras.

A Universidade de Coimbra é ainda a única universidade portuguesa referenciada em três dos rankings por área científica também estabelecidos pelo The Times Higher Education-QS World University Rankings: Tecnologia, no 230.º lugar (243.º em 2008); Ciências Sociais, no 231.º (284.º em 2008) e Ciências Naturais, no 239.º (281.º em 2008). A melhor classificação parcial obtida pela Universidade de Coimbra é, porém, na área de Artes e Humanidades, em que surge no 143.º lugar, bastante acima da única outra instituição nacional referida, a Universidade Nova de Lisboa (268.º lugar).

Os critérios para a elaboração do ranking publicado pelo The Times Higher Education Supplement, bem como a tipologia das análises recolhidas, são bastante abrangentes, permitindo traçar uma perspectiva global da realidade das instituições de Ensino Superior no mundo. São tidos em conta a qualidade da investigação, a empregabilidade dos graduados, a internacionalização das instituições e a qualidade pedagógica dos cursos. A classificação é obtida através da ponderação de cinco critérios: avaliação por pares, avaliação por empregadores, artigos científicos citados, rácio docentes/estudantes e internacionalização.

INFORMAÇÃO ADICIONAL

The Times Higher Education-QS World University Rankings 2009
http://www.topuniversities.com/university-rankings/world-university-rankings/2009/results


PS: Afinal, somos ou não somos os melhores!?!! Viva o LUTVC! Viva o DEC! Viva a FCT! Viva a UC! Viva o MIT!

4 comentários:

markituz disse...

Somos os maiores

é com enorme orgulho que estudo nesta universidade



Vê lá se dás destaque na novela ao facto do benfica também ser o maior

formatted error free disse...

e ao facto do maior da maior universidade ser tambem do maior clube do mundo e arredores

QUEIMA DAS FITAS disse...

COIMBRA 4 EVER RULESSSSS

Zé Xócas disse...

Claro...

Saí daí ainda no outro dia, parece que já estou com saudades disso...quem diria!?!?!!loool


E viva o FCP!

Site Meter Site Meter