quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Quando uma greve nos afecta

A greve é um direito adquirido pelos trabalhadores nos regimes democráticos. As greves são quase sempre feitas em grupo, raramente um trabalhador faz greve sozinho, e podem ter diversos objectivos como reivindicar aumentos salariais ou melhoria das condições de trabalho.

Poderia estar a escrever-vos de Nijmegen na Holanda mas não. Ontem fui afectado por uma greve e digo-vos é uma sensação estranha recheada de momentos de diferente carácter. Comecei por sorrir e até achei alguma piada ao momento depois passei por uma fase de querer partir tudo o que estivesse à minha frente e depois experimentei ainda uma sensação de desilusão.
A verdade é que eu ia somente em turismo e a greve dos controladores aéreos em França não me afectou seriamente mas no mesmo voo que ia tomar do Porto para Eindhoven ou em qualquer um dos outros voos cancelados estavam pessoas com compromissos, que não iam só pra passear. Em França decorre hoje o terceiro dia (de quatro previstos) de paralisação dos controladores aéreos e isto afecta sobretudo as ligações com destino ou provenientes do Sul como é aqui o caso da Península Ibérica e eles lá estão em protesto contra um plano do governo de fundir o controlo aéreo francês com a Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e Suíça.
Tudo bem, têm o vosso direito à greve desde que isso não me afecte a mim!!




P.S.: acabou por ser só uma viagem ao Porto

1 comentário:

formatted error free disse...

o pior é que este tipo de greves afecta os outros países. o resto do mundo nao devia ter nada a ver com os problemas entre os franceses e o seu governo ou o que for. Ainda por cima este tipo de greve afecta mais uns países que outros. Imaginemos que a greve era dos controladores aereos espanhois. Não se podia sair de Portugal de avião.(e era mais uma razao para fazerem o TGV do socrates). resumindo, esta greve tinha mais logica se impedisse aterragens e descolagens na frança. Porque o resto do povo nao tem nada a ver com isso.

Site Meter Site Meter