sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Comentadores de Bola


Nas televisões em que é possível ver mais de quatro canais, pode-se ver dois programas de comentário de futebol. O Dia Seguinte na sic noticias, e o Trio de Ataque na rtpn.
Eu ainda sou do tempo em que o Benfica era defendido, num programa do género, pela Cinha Jardim. E talvez por isso, a partir daí, tenho grande simpatia por qualquer pessoa que eu veja na televisão a bater-se pelo Enorme.

No inicio, via o Fernando Seara como um dos meus. Um tipo serio, benfiquista de gema. Uma boa escolha para defender o Benfica na tv. Puro engano. Porque o homem até pode ser boa pessoa, mas é um anjinho comparado com os colegas de programa. O Dias Ferreira diz tudo o que lhe vem à cabeça, contradiz-se, reclama, faz-se de ceguinho, muda de opinião como lhe dá jeito, mas no fundo, defende o Sporting. Não faz sentido nenhum. Mas vai defendendo o Sporting. O Guilherme Aguiar, parece que vem com tudo estudado e decorado de casa, e chega ao programa para dizer aquilo que lhe foi dito para dizer, mas também sempre a defender o fcporto, contra as maiores evidencias. Agora o Seara, parece que está mais preocupado em ganhar votos dos sintrenses do que com a defesa do glorioso. Os outros dois senhores enfiam-no num bolso (tenho impressão que até se juntam nos corredores para gozar com o homem).

No Trio de Ataque, a coisa muda de figura. O Rui Moreira é um senhor educado, serio, e que até nem fala mal, tirando uns episódios (como quando tentou fazer parecer que o Benfica só ganhava por causa do Salazar, ideia prontamente desfeita pelo benfiquista do programa). O senhor do Sporting, ninguém o deve levar muito a serio. Um tipo que diz que prefere ficar dois anos seguidos em segundo lugar do que ser primeiro e terceiro nesses mesmos dois anos, não pode gostar de futebol. E depois havia o António-Pedro Vasconcelos. Grande Benfiquista. E o Benfica aí estava bem servido de comentador (só foi pena aquela obsessão pelo Fernando Santos). Agora o Trio de Ataque mudou (talvez so momentaneamente, não sei). De apresentador e de Benfiquista. No caso do apresentador, mudou para pior, mas no caso do comentador, até que mudou para melhor. Sem desprimor para o cineasta, Manuel dos Santos consegue dominar por completo o programa. E está ali a defender o Benfica. E tem aquela postura de “se não concordam comigo vamos já ali fora andar a porrada para resolver isto”. Era disto que o Benfica precisava.

A minha proposta seria a de substituirmos o Seara pelo Vasconcelos no Dia Seguinte. E aí deixava de ser preciso o Vieira ou o João Gabriel intervirem no programa da sic noticias, para fazerem aquilo que o dr. Seara, tinha obrigação de fazer.

Mais uma vez, eu sou do tempo em que a Cinha Jardim era a comentadora pelo Benfica e o meu critério de comparação pode não ser dos melhores. Mas acho que os comentadores do Trio de Ataque são homenzinhos para fazerem frente a qualquer ataque dos outros.

Sem comentários:

Site Meter Site Meter