domingo, 5 de outubro de 2008

A verdade do George Constanza


Constanza era um personagem (talvez o personagem mais interessante) da serie Seinfeld. Esta serie foi, para muita gente, a melhor serie de comédia alguma vez feita. E o Constanza deve ter sido dos melhores personagens alguma vez “inventados”. Porque ele não tem medo nem vergonha de ser tudo aquilo que é. Ele representa tudo o que de mal têm as pessoas, mas que por todas as maneiras o tentam esconder. Ele é mesquinho, mentiroso, invejoso…ele era um ranhozito de primeira, e tinha tudo o que é preciso para ser odiado pela sociedade (o sonho dele era ser arquitecto). E tudo isto num homenzinho baixo, gordo, careca e de óculos. Um personagem com todas estas características físicas e de personalidade só pode ser especial. Mas o seu maior dom (acredito mesmo que seja um dom), é saber mentir como ninguém.
E isto leva-nos ao programa da Teresa Guilherme.
Ninguém é perfeito, todos temos os nossos defeitozinhos irritantes, não há ninguém que não sinta vergonha de algo que tenha feito. E é chato dizer sempre a verdade. Para além de ser embaraçoso, também é humilhante.
A falar entre amigos, ninguém é capaz de andar com a namorada de um amigo seu. Se lhe derem dinheiro para trair alguém, é obvio que primeiro se falava com a namorada. E é também claro que nunca ninguém era capaz de pensar mal dos outros ou lhe passar pela cabeça ir para a cama com uma gaja mesmo boa (sendo essa gaja boa a mãe da namorada). E se estas perguntas forem feitas a raparigas, ainda é pior. Elas têm aquele ar de puras donzelas a manter.
Entre pessoal que a gente conhece, ninguém admite este tipo de coisa. Mas por dinheiro num programa de televisão…bem, a gente faz um esforço para dizer a verdade.
A mentira é moralmente inaceitável pela sociedade. A mentira é uma coisa má. Vejam o caso do coitado do Pinóquio. Mas a mentira é subestimada. Nós não mentimos apenas para nos proteger a nós. Ás vezes é para proteger os outros. Mentir, na maioria das vezes demonstra bom senso.
E ao contrário do que se possa pensar, a maioria das pessoas tem bom senso. Por isso, é que a pessoa que ganhar o concurso da sic, ou é um tipo sem vergonha nenhuma, sem nada a perder, que só se preocupa com ele. Ou então é um santinho que nunca viu o mundo (e estes não tem piada nenhuma pôr a frente das câmaras para a gente se rir).
Quem vai ganhar o Momento da Verdade da Teresa Guilherme é um George Constanza qualquer.
E como o próprio Constanza nos ensinou (a nós, fieis seguidores de Seinfeld), para ganhar o dinheiro do Balsemão é preciso ter isto (sempre) em mente:

“It’s not a lie, if you believe it”

Sem comentários:

Site Meter Site Meter