sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Tony e os outros

Alguém tem de vir defender o Tony Carreira (até porque eu sei que não foi ele quem inventou isso dos plágios).

No seguimento do post do markituz, parece ficar provado que o grande músico/galã/plagiador tony carreira, toma posse das músicas dos outros para obter lucros com elas.
O que ficou por dizer, é que isto parece ser uma prática comum entre os artistas. Muitas vezes, com benefícios para os plagiados. Há boas musicas que caem no esquecimento, que parecem banais e que ganham uma nova vida quando tocadas por outros músicos. Talvez por falta de promoção ou por falta de ritmo, mas em grande parte das vezes, por falta de jeito.
Aproveitando como exemplo o caso do nosso amigo Tony, quem é que conhece a musica Zingarella do Enrico Macias ou Tzigane do Frederic François? Só os próprios autores. Ou então muito pouca gente. São musicas que nunca tiveram tanto sucesso como quando foram cantadas pelo grande músico/galã/plagiador Tony.

E para provar que não é só o grande músico/galã/plagiador Tony que faz esse tipo de coisa, ficam aqui mais uns exemplos:
Não há ninguém que não conheça Green Day, Mas já os The Kinks, as pessoas não se lembram. E vejam as semelhanças entre Warning e Picture Book. E já nem para falar de versões como Tired of Waiting for You também original dos Kinks.

E a nova banda sensação, Perfume, com o êxito Intervalo (que é quando o Rui Veloso fala). Vejam lá se não vos faz lembrar Your House da Alannis Morissette ( óh Alannis, vai lá roubar as musicas para a tua terra).
E depois, para o caso das musicas que ganham uma nova alma depois de serem tocadas por outros músicos:
Quem conhecia The Man Who Sold The World do David Bowie antes dos Nirvana a tocarem? Será que o David Bowie se queixa disso?

4 comentários:

markituz disse...

torbinsky tas a misturar aqui umas coisas... uma música é considerada plágio quando são repetidos mais de vinte compassos da música original e quando o artista que a plagiou a regista como sendo sua. as músicas do tony são plagiadas e mesmo assim eu dou-lhe o meu mérito pela sua carreira.
portanto eu posso usar até vinte compassos musicalmente semelhantes aos de outra música registada por outro artista e isto não é plágio.
tu falas no teu post de covers como sendo plágios, como essa original do david bowie. eu posso tocar uma música que seja de outro autor e até dar-lhe uma intrepretação diferente desde que não a registe como sendo minha e a The Man Who Sold The World mesmo tocada pelos Nirvana continua a ser do Bowie. isto é um cover

formatted error free disse...

tambem nao digo que sejam plagios..chamei lhe "esse tipo de coisa"..porque é um aproveitamento do trabalho de outros, com ou sem consentimento do autor.mas obrigado pela explicação. andas muito bem informado

Anónimo disse...

é impressão minha ... ou andam os 2 ao despike?

Não sejam assim...MULHERES à muitas!

Anónimo disse...

há*

Site Meter Site Meter