terça-feira, 21 de outubro de 2008

O primeiro

A primeira custa sempre mais que as outras, e esta vai ser a primeira vez.
Aqui não se vai falar nem de economia, nem do governo, nem sequer do mundo em geral. Também não se vai dissertar sobre boas notas nem de trabalhos futuros, embora vislumbremos um emprego em África muito bem pago.
Quero também desde já advertir todos aqueles que esperam que eu vá falar sobre a prestação do Trofense na primeira liga, que isso não vai acontecer, a menos que seja goleado pela nossa Académica.
Aqui vai-se defender os interesses do aluno normal. Ou seja, aquele que tem muitas cadeiras em atraso e cuja meta para terminar são as sete ou oito matriculas.
Nós entramos iludidos. Ah e tal Coimbra é isto, Coimbra é aquilo e esqueceram-se de mencionar a parte do estudar. E sem estudar não se faz cadeiras e sem cadeiras não se tem bons horários. E é esta a grande injustiça. Os horários são o principal factor de discriminação no DEC. Já não bastava termos tantas cadeiras a mais, ainda as temos de pôr umas em cima das outras e a começar as aulas ás 8h da manha e termina-las as 8h da noite. E toda a gente sabe que o Nestum só cobre das 9h as 5h. Gerações e gerações de engenheiros entram em défice alimentar a partir das 17h, precisamente a altura em que deixa de haver comida no sr Fernando.
Se quiserem beneficiar os bons alunos, dêem-lhes cupões de descontos na dona Lucinda, ou lugares nos estacionamentos das rock stars cá do sítio.
Falando agora da primeira vez dos caloiros, esses que agora entram com media superior a 14,8. No meu tempo, quando a refeição da cantina (arroz maravilha com carne mistério e arroz doce que fazia lembrar argamassa de reboco) custava 1.80€, o 13 era uma excelente média de entrada. Se contam manter a média e fazer as cadeiras todas, esqueçam. Segundo um estudo sobre esse mesmo acontecimento, com uma amostra de pessoas escolhidas a dedo, apenas 10% o conseguem. E é a esses 10% que vocês têm de pedir os apontamentos.
Contava utilizar a palavra vilipendiar neste texto mas não houve oportunidade. Talvez quando saírem as notas no final do primeiro semestre a possa utilizar.
É tudo, a gente encontra-se por aí num convívio qualquer.

Qualquer reclamação ou insulto que desejarem fazer, vão ao extremamente espectacular e melhor que os outros blogues todos (incluindo o do núcleo e o fórum civil) www.aquifalasedetudo.blogspot.com

Esta crónica foi escrita por mim (Edgar Preto) para o jornal "O Pilar" do Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil da FCTUC

2 comentários:

Anónimo disse...

Quem és tu, ohhh preto?

Anónimo disse...

tens dois!

Site Meter Site Meter